
Rosibel Fagundes
[email protected]
Termina nesta sexta-feira, 8, o Super Feirão Zero Dívida realizado pelo Sindilojas Vale do Rio Pardo e Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA). A iniciativa que teve início no dia 28 de outubro reúne 33 empresas do comércio, bancos, instituições de ensino e financeiras do município. Em nove dias úteis, cerca de 270 atendimentos foram realizados. Conforme o presidente do Sindilojas na região, Mauro Spode, além de facilitar a negociação de dívidas entre empresas e consumidores, o principal objetivo do Super Feirão é promover a sustentabilidade do crédito. “Queremos que as pessoas voltem a ter crédito para efetuarem suas compras de final de ano. E o Super Feirão tem este objetivo de facilitar a negociação. Posso adiantar que está sendo positivo, e até nos surpreendeu. Embora já existissem promoções semelhantes para negociações de dívidas o diferencial é que neste ano, baseado em uma experiência que a CDL está fazendo em Porto Alegre e que deu certo, a promoção também se estendeu para o interior do estado. O retorno para o Sindicato tem sido muito interessante”, afirmou.
Segundo o Sindilojas, a taxa de inadimplência deste ano é de 31%, o que representa um aumento de 6% em comparação com igual período do ano anterior que era de 25%. Entre os motivos apontados por Spode para o aumento do índice está o desemprego. “Acredito que o desemprego seja a causa principal. A própria situação financeira do país também esta agregada a isso, onde podemos dizer que diminuiu a capacidade do consumidor de fazer compras, tanto é que não se tem incremento de vendas para este ano ainda. Se houve um aumento foi pouco significativo, e não atingiu todos os setores. Exemplo disso, é o setor do vestuário onde as vendas estão muito aquém das expectativas”, relatou.
O atendimento para o Super Feirão Zero Dívida funciona até hoje, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 18 horas na sede do Sindilojas Vale do Rio Pardo (Rua Ernesto Alves, 714). Para ter acesso às condições especiais de negociação de dívidas e vantagens para quitá-las, o cliente inadimplente deverá ir até o local portando um documento oficial com foto onde poderá fazer consultas de CPF no banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e às empresas onde os valores estão pendentes. Se a empresa credora for participante do feirão, ele receberá um cupom de desconto que deverá ser apresentado na empresa para que a dívida seja negociada. O Super Feirão Dívida Zero que já conta com a adesão de mais de 70 entidades do varejo distribuídas em 49 municípios do estado. Na região, além de Santa Cruz do Sul, também participam Candelária, Rio Pardo e Venâncio Aires.
As empresas participantes do programa são: Afubra, Arccas Material de Construção, Banrisul, Becker, Benoit, Big Móveis, Boticário, Bubelinha, Certel, Colombo, Comercial Hein, Corsan, Ella Mais Bella, Farmácia São João, Gang, Hoffmann Spode, Ideal School, Joalheria e Ótica Kothe, Lebes, Leonor Modas, Loja do Esportista, Marlene Calçados , Odonto Excellence, Optica e Joalheria Esmeralda, Paludo, Pompéia, Show dos Esportes, Sicredi, Skylimit Idiomas, Vanusa Esportes, Ventury e Verdecard.














