Início Geral Taiana e Abner: os mais belos da raça negra do Estado

Taiana e Abner: os mais belos da raça negra do Estado

Ana Souza – [email protected]

 
Santa Cruz do Sul foi palco na noite de sábado do Mais Bela Negra e Negro do RS 2014. O município foi representado por Karen Quetellen Marques de Almeida e Abner Roberto Pereira. O título de Mais Bela Negra foi para  Taiana Porto Carvalho, 15 anos, da cidade de Cachoeira do Sul, que recebeu como prêmio uma moto Honda Biz. Como Mais Belo Negro foi eleito o santa-cruzense, Abner Roberto Pereira, de 19 anos, que ganhou como premiação R$ 1 mil.
Paralela à escolha aconteceu a 31ª edição do Festival de Cultura Afrodescendente do Rio Grade do Sul. A organização do evento – que traz como objetivo resgatar a verdadeira identidade da cultura africana, que faz parte da construção do Estado – esteve a cargo do Grêmio Atlético Recreativo Operário, que tem na presidência Marlise da Silva Barbosa, filha do saudoso Avelino dos Santos, o ‘Barbosão’. A animação da noite ficou por conta dos grupos Novo Extima e Partiuu.
Durante todo o dia a programação do evento foi intensa, iniciando com a recepção aos candidatos, seguido de carreata pelas principais ruas da cidades e almoço de integração. Na parte da tarde ocorreu o Festival de Dança Afro do Rio Grande do Sul e a escolha do Mais Belo Erê do RS, categorias feminino e masculino. Como grupo vencedor do festival sagrou-se o grupo Afro Zumbi, de Sobradinho, que este ano alavancou três títulos, sendo também o de melhor torcida e tendo como vencedor o Mais Belo Erê Masculino, o sobradinhense Ronalty Grabriel de Souza, 10 anos. Entre as meninas foi eleita Laura Gabriela Lopes da Silva, 12 anos, de Santa Cruz do Sul.
O evento seguiu noite adentro, quando no palco do Pavilhão Central da Oktoberfest, 18 meninas desfilaram em busca do título de Mais Bela Negra do RS e oito meninos de Mais Belo Negro. Para avaliar os quesitos beleza, conhecimento, desfile em traje social e afro e coreografia, compuseram o corpo de jurados as ilustres presenças da Miss Brasil 1986, Deise Nunes e do sambista, Paulo Madruga. 
Além de outras autoridades presentes, também estavam o padre da Diocese de Bagé, Luciano de Oliveira Golveia que é coordenador da Pastoral Afro da igreja em que é pároco. Padre Luciano acompanhou, através de excursão, o grupo vindo da Sociedade Recreativa Zíngaros. Ele também fez um convite para todos prestigiassem o Troféu Raça Negra 2014, que ocorre no dia 21 de novembro, na cidade de Bagé. Também marcaram presença os representantes da organização social Afro Sem Fronteiras, de Rivera no Uruguai, José Luis Martinez e Kelly Bueno.
 
ORGULHO
 
Título em família, assim podemos dizer da vitória de Abner como Mais Belo Negro RS. Há 10 anos atrás a irmã dele, Simone Canute, conquistou o título de Mais Bela Negra do RS. “Foi a primeira vez que participei de um concurso e até agora a ‘ficha’ ainda não caiu. É uma grande alegria para mim e um grande orgulho. Já recebi mais um convite para participar da escolha, em 13 de dezembro, do Garoto Propaganda do Rio Grande do Sul realizado pela Agep.”
Para a organizadora do evento, Marlise da Silva Barbosa, é motivo de orgulho poder realizar o evento pela 31ª edição. “O evento estava ótimo, foi maravilhoso, com a presença de mais de mil pessoas. Realizar o Mais Bela Negra e Negro do RS e o Festival de Dança é valorizar a cultura negra no Estado.”
 
Fotos: Guilherme Ferreira
 

Taiana foi eleita a Mais Bela Negra RS e Abner, o Mais Belo Negro
 

 
Ronalty e Laura Gabriela, os Mais Belos Erês

 
Grupo Afro Zumbi, de Sobradinho, foi vencedor do Festival de Dança Afro

 
A presidente Marlise da Silva Barbosa fez a entrega da moto para a Mais Bela Negra RS 2014, Taiana Porto Carvalho