Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, dia 23 de maio, foram inauguradas as duas primeiras unidades do Parque Científico e Tecnológico da Unisc (TecnoUnisc). O evento ocorreu no estacionamento do Centro de Excelência em Produtos e Processos Oleoquímicos e Biotecnológicos, no bloco 55 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em Santa Cruz do Sul. Logo após a cerimônia, também foi descerrada a placa de inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Tecnologicamente Inovadoras, localizado no bloco 16.
Na oportunidade a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, revelou se tratar de um momento histórico que se traduz em um novo tempo. “A implantação do TecnoUnisc vai incrementar as ações de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo também para o desenvolvimento tecnológico e social, numa interação entre universidade, governo e empresas, qualificando o ensino e beneficiando todos os envolvidos”, salientou.
O secretário Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT/RS), Cleber Prodanov, destacou que a implantação do Parque Científico e Tecnológico significa o desenvolvimento não apenas da região, mas de todo o Estado e do País. “São ambientes de transferência de tecnologia e de conhecimento que dialogam com a sociedade e com as empresas. Assim sendo, trazem benefícios ilimitados para todos”, revelou.
“Trata-se de um investimento que vai aprimorar ainda mais as atividades de pesquisa, interagindo, integrando e beneficiando não apenas a comunidade acadêmica, mas toda a sociedade”, afirmou a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unisc, Andreia Valim. “Esse evento representa a concretização de um sonho de realmente contarmos com ambientes e espaços para a interação e transferência de conhecimentos, pois as empresas aqui instaladas vão gerar novos produtos e serviços que vão beneficiar toda comunidade”, disse o coordenador do TecnoUnisc, Fernando Stanck
Também prestigiou o evento o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato, que na oportunidade representou o prefeito municipal Telmo Kirst, além de membros do Conselho Superior e da Assembleia Geral Comunitária da Apesc, integrantes da Reitoria da Unisc, coordenadores de cursos e de Programas de Pós-Graduação, chefes de Departamentos, professores, acadêmicos, dirigentes e colaboradores da Escola de Educação Básica Educar-se, do Cepru e do Hospital Santa Cruz, além de demais autoridades e convidados.
Com as obras iniciadas em março de 2013, o Centro de Excelência em Produtos e Processos Oleoquímicos e Biotecnológicos foi edificado com recursos da SCIT/RS e da Unisc. Este Centro de Excelência também foi contemplado com recursos da Emenda Parlamentar da Bancada Gaúcha junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a parceria do Governo Municipal de Santa Cruz do Sul para aquisição de equipamentos. O local está equipado com infraestrutura tecnológica de ponta, capaz de gerar tecnologias voltadas à oleoquímica para a produção e transformação de óleos através de processos biotecnológicos.
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Tecnologicamente Inovadoras, cujas obras iniciaram em junho de 2013, também foi edificado com recursos da SCIT/RS e da Unisc. Este Centro abrigará a Incubadora tecnológica, a estrutura de gestão do TecnoUnisc e os núcleos de pesquisa e desenvolvimento das empresas hospedadas no Parque.
Desirê Allran
Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, dia 23 de maio, foram
lançadas as primeiras estruturas que fazem parte do Parque Científico
e Tecnológico da Unisc
Fotos Everson Boeck
Reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer (E), revelou se tratar de um
momento histórico que se traduz em um novo tempo

Autoridades inaugurando o bloco 55














