Início Sem categoria Triagens são retomadas em Santa Cruz

Triagens são retomadas em Santa Cruz

Ação seguirá até sexta-feira em quatro pontos da cidade onde há maior fluxo de veículos

Ricardo Gais
[email protected]

Ação tem por objetivo verificar pessoas que estão apresentando algum sintoma do novo coronavírus – Carlos Henrique Martin

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) em parceria com o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), retomaram na quarta-feira, 22, as triagens em Santa Cruz do Sul. A ação tem por objetivo medir a temperatura dos motoristas e passar informações aos condutores e demais pessoas que estão dentro do veículo sobre o novo coronavírus, além de alertar sobre formas de prevenção. As primeiras triagens foram realizadas no início do mês por três dias, em quatro pontos de acesso à cidade, em mais de oito mil pessoas que passaram pelas abordagens.

O trabalho iniciou ontem, 22, na região central, em horários de mais movimento, visto que o comércio retomou as atividades, aumentando o número de veículos e pessoas circulando pelas ruas da cidade. As triagens ocorrem até sexta-feira, 24, na Avenida do Imigrante, Rua Tenente Coronel Brito, Rua Ernesto Alves e passarela da Avenida Paul Harris, no período da manhã das 8h30 às 10h30 e das 16 horas até o entardecer.

A diretora de Saúde de Santa Cruz do Sul, Raquel Rozeno, diz ser essencial a parceria com o 7º BIB. “Eles são nossos parceiros nessa campanha, que tem foco educativo e de orientação das formas de prevenção”, disse. Ela também comenta que após os o encerramento das triagens, na sexta, a Sesa se reunirá com o Batalhão para avaliar a ação e assim analisar se as triagens prosseguem nos próximos dias.

O trabalho está localizado em ruas centrais da cidade, tendo em vista o maior fluxo de veículos – Carlos Henrique Martin

A pessoa que apresentar sintomas da Covid-19, como temperatura acima ou igual a 37,8 graus e for residente de Santa Cruz, será orientada a procurar por atendimento no Ambulatório de Campanha, instalado no Ginásio Poliesportivo, dentro do Parque da Oktoberfest. Caso a pessoa seja de outro município, é orientada a buscar por atendimento na cidade em que mora. A temperatura é medida com um termômetro infravermelho que não precisa ter contato com o corpo da pessoa.

As equipes que abordam os motoristas são formadas por um técnico de enfermagem ou enfermeiro, dois agentes de saúde, militares, fiscais de trânsito e guardas municipais.

No dia de ontem, 22, nos quatro pontos de triagem, foram realizadas 1.966 abordagens a veículos, com 2.987 pessoas orientadas e com a temperatura verificada.