Início Variedades Coordenador da 5ª Região Tradicionalista acredita ser difícil realização do Enart em...

Coordenador da 5ª Região Tradicionalista acredita ser difícil realização do Enart em 2020

Movimento Tradicionalista Gaúcho informou em nota que analisa a situação

Ricardo Gais
[email protected]

Devido a pandemia entidades tradicionalistas não realizaram ensaios – Arquivo/Riovale Jornal

Enart 2020 não deve ser realizado

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) informou em nota publicada na última terça-feira, 14, que a edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) não deve ser realizado neste ano. O Festival Gaúcho de Dança (Fegadan) também não deve ocorrer.

O coordenador da 5ª Região Tradicionalista, Luiz Clóvis Vieira, disse que a decisão deve ser tomada pensando primeiramente na saúde das pessoas, já que trata-se de um vírus muito fácil de ser transmitido. “Sabemos da importância do Enart para a economia do município e que é um marco na tradição do Estado e de Santa Cruz do Sul. Se não tiver como realizar o Enart irá se perder muito. No entanto, temos que ter a responsabilidade de pensar com a razão neste momento”.

Entre as alternativas para o evento está também o formato virtual, mas segundo o coordenador, será algo que irá tirar a essência do Enart. “Não acho viável realizar o Enart em 2020. Já que as três danças inter-regionais e regionais deveriam ter sido realizadas e nenhuma foi feita. Não tem como começar a dançar agora para tentar ganhar um Enart em novembro”, destaca. Ele salienta ainda que, “sobre a pontuação com a não realização do Enart, o melhor é que os pontos de 2019 sejam usados em 2021, para ninguém sair perdendo”.

Devido à pandemia de Covid-19, entidades tradicionalistas não puderam realizar eventos e arrecadar recursos para se prepararem para a edição de 2020. Vieira sugere que as entidades realizem – quando possível e ser liberado pelas autoridades – eventos para se recuperarem financeiramente.

Outro ponto levantado pelo coordenador é em relação ao Hospital de Campanha, que está montado dentro do ginásio Poliesportivo, no Parque da Oktoberfest, palco da grande final do evento e que levaria em torno de 60 a 90 dias para que o local fosse totalmente desinfetado.