Início Religião O que nos reserva o próximo ano?

O que nos reserva o próximo ano?

Alyne Motta – [email protected]
Ana Souza – [email protected]

“Mais um ano vai, outro ano vem, rolou tanta coisa, e tudo bem… Se você tentou, mas não realizou, tudo se resolve no ano que vem…” Estamos bem próximos de 2012, o ano novo já está batendo em nossa porta e com ele muitas expectativas, sonhos não realizados e sonhos a realizar. E fica uma pergunta: como será o ano 2012?
Em entrevista exclusiva ao Riovale Jornal o Babalorixá Pai Antônio de Ogum, do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, revela através da leitura dos búzios o que poderá ocorrer no ano que inicia.
Como regente estará Xangô (no sincretismo São Jerônimo, São Pedro, São João e São Paulo), trazendo as cores vermelho e branco e os números, 6, 12 e 24. Orixá Rei do poder, da justiça e da força. Protetor dos injustiçados e quem pune os malfeitores. Xangô é austero, justo, vibrante, enfim é o poder em pessoa.
Segundo o Babalorixá, Xangô é o Rei da Justiça. “Deus criou o mundo e Xangô o governa. É o orixá que nos traz equilíbrio, trazendo nas mãos dois Oxés, machado com dois gumes que simbolizam a força, cortando as dificuldades. Xangô gosta da justiça e da verdade. É a crença mais forte que Deus criou, guiando as pessoas no caminho certo.”
Sendo Xangô o orixá dos raios, trovões, grandes cargas elétricas e do fogo o ano 2012 deverá ser marcado pelo fogo, seca, vendavais e enchentes. Junto com o Orixá regem suas três esposas: Oxum, no sincretismo Nossa Senhora Aparecida (orixá feminino das águas doces, da fertilidade, protetora das crianças e gestantes), Iansã – Santa Bárbara – (deusa dos ventos e raios; dona dos mortos (eguns), dona da alegria e da sensualidade) e Obá – Santa Catarina – (das lutas, guerras, paixões e orixá do movimento).

GOVERNOS – Conforme a leitura dos búzios, muitas dificuldades foram encontradas em 2011 e a projeção é que estas sigam em 2012. “A prefeita Kelly Moraes estará em busca de uma conquista. Lutará muito por esta. Assim também ocorrerá com o governador Tarso Genro que terá alguns entraves para atingir seus objetivos. A presidente Dilma Rousseff é guerreira e assim continuará lutando por uma vida melhor para o povo brasileiro. É uma boa presidente, mas sofrerá grandes dificuldades.”

DESENVOLVIMENTO – Santa Cruz do Sul respira cautela. “Terá que buscar, seja através de governo, empresários, enfim, algum tipo de crescimento com a vinda de empresas para inovação. O município terá que lutar com todas as forças, sejam materiais ou espirituais, visando o equilíbrio. Não vejo um grande crescimento para 2012. Precisa de um novo rumo.”

ECONOMIA – O fumo continua sendo o carro-chefe. “Por mais difícil que seja, ainda lidera. Começa a haver um afunilamento nesta questão, com outros tipos de diversificações a caminho. Tem que haver algo diferente.”

SAÚDE – Os búzios indicaram que a saúde está ‘doente’ mas caminha para a recuperação. “Nota-se que há dificuldade e isso continuará até o primeiro semestre do ano 2012. Mas no 7º mês do ano, recuperação. Quanto à doenças poderá haver indícios de tuberculose, doenças infectocontagiosas, dengue e leptospirose.”

CULTURA – Pai Antônio de Ogum, revelou pelos búzios, perdas já sentidas na área cultural. “As portas parecem que estão fechando neste sentido. Os búzios mostram dificuldades. Surgirão ideias, mas enfraquecidas.”

ESPORTES – Na parte do Atletismo, haverá uma liderança feminina. “Santa Cruz não teve muito crescimento. As portas estiveram abertas mas, faltou força de vontade das direções. Tanto o Santa Cruz quanto o Avenida tiveram oportunidades. Falta um pouco de entendimento dos participantes que devem acreditar mais em seus potenciais. Tem garra, desempenho e condição física, basta acreditar no potencial.”

GAUCHÃO E CAMPEONATO BRASILEIRO – O Internacional tem posições melhores que o Grêmio. “Mas o Tricolor está correndo atrás de uma colocação. Lutará muito. Os times daqui tem que acreditar no que estão fazendo. Quanto ao Campeonato Brasileiro o favorecimento é para o Grêmio.”

PERDA – Os búzios de Pai Antônio mostraram uma perda no meio político santa-cruzense. “As previsões revelam alguém se despedindo de Santa Cruz do Sul para uma nova vida.” Quando às celebridades do Estado, os búzios mostraram cautela quanto à saúde para o jogador Ronaldinho Gaúcho. Fortalecimento espiritual está sendo pedido, através dos búzios, para Reinaldo Gianechini e o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. “Mas quem tem fé, tem tudo, crer em Deus e pensamento positivo.”

CATÁSTROFES – “Tanto quanto o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e muitos outros Estados passarão por catástrofes. A Terra irá tremer em algumas partes, algumas serão inundadas, outras queimadas. Será um realinhamento. Existirá os quatro elementos: a água, o fogo, a terra e o ar. Um dos países que sofreu muito com catástrofes foi o Japão e assim continuará em 2012.” Santa Cruz do Sul está sofrendo atualmente com a seca. “Isso passará, passamos por cheia no início de 2011 e seca no final do ano. As previsões mostraram o mesmo em 2012.  O homem é que está causando o aceleramento neste tipo de situação.”

FIM DO MUNDO – Muitas acham que 2012 será o fim do mundo. “Em algum lugares poderá ocorrer a queda de algum meteoro e em outros sinais no céu. Mas não é sinal de que o mundo acabará. Devemos sim é crer em Deus. Acreditar na possibilidade de uma vida melhor e não na crendice de que está chegando o fim dos tempos. O fim dos tempos está chegando é para aqueles que vivem na desordem e na promiscuidade”, revelaram os búzios.

Rolf Steinhaus

Pai Antônio de Ogum e seus búzios: cautela para Santa Cruz do Sul

 

Xangô foi o quarto rei lendário de Oyo
Xangô é viril e atrevido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores. Por esse motivo, a morte pelo raio é considerada infamante. Da mesma forma, uma casa atingida por um raio é uma casa marcada pela cólera de Xangô. Xangô foi o quarto rei lendário de Oyo (Nigéria, África), tornado Orixá de caráter violento e vingativo, cuja manifestação são o fogo, o sol, os raios, as tempestades e os trovões. Xangô era forte, valente, destemido e justo. Era temido e ao mesmo tempo adorado. Filho de Yamasse e de Oraniã, foi o regente mais poderoso do povo Yorubá. Xangô habita as pedreiras, os lugares altos onde se postura como Rei, vulcões. Seu dia da semana é a quarta-feira.
Existem vários desdobramentos das religiões africana, ou seja, várias nações que cultuam os seres Orixás. Portanto temos no sul, o Batuque, onde o orixá que rege 2012 será Oxalá. E no Candomblé e Umbanda será regido por Xangô. Mesmo cultuando os mesmos orixás, as diferentes nações da religião de matriz africana tem de acordo com a herança cultural, a sua forma de culto aos deuses. Sendo assim, nenhuma está errada. Temos Oxalá regendo 2012 no Batuque e Xangô no Candomblé.

Divulgação RJ

No sincretismo, Xangô é São Jerônimo, São Pedro, São João e São Paulo

Simpatia
Cortar 12 quiabos em rodelas e depois amassar com as mãos até extrair seu visco e enquanto isto, pedir a Xangô um bom ano, prosperidade, saúde, paz e justiça durante o ano vindouro. Colocar em uma tigela de louça branca na mesa da Ceia do Reveillon. Após seis dias, colocar em um jardim na sua casa.