Início Geral 38ª Oktoberfest | História e tradição: a marca dos trajes oficiais

38ª Oktoberfest | História e tradição: a marca dos trajes oficiais

Inspirados na história herdada dos colonizadores, os trajes de gala da Festa da Alegria deste ano buscam evidenciar as histórias das tradições germânicas

Trajes oficiais da Festa da Alegria foram confeccionados pela equipe do Atelier Joana Tornquist

Luísa Ziemann
[email protected]

História, tradição e muito brilho. Essas são as palavras que definem os trajes oficiais da 38ª Oktoberfest. Apresentados na tarde da última quinta-feira, 13, no Salão Nobre do Palacinho, os vestidos deixaram ainda mais exuberantes a rainha Camila Eduarda Schaefer e princesas, Marilia Fischer e Daniela Schoeninger. Inspirados na história herdada dos colonizadores, os trajes buscam evidenciar as histórias das tradições germânicas, que passam de geração para geração e se fortalecem com o passar dos anos.

Confeccionados pela equipe do Atelier Joana Tornquist, os trajes oficiais da Festa da Alegria deste ano foram inspirados no tema do evento: Nossa História, Nosso Futuro. Além de ressaltar a beleza das soberanas, os vestidos contam um pouco da história da cultura alemã e das tradições trazidas pelos imigrantes.

O presidente da 38ª Oktoberfest, João Goerck, aproveitou a ocasião para lembrar que a partir da apresentação dos vestidos, o trabalho de divulgação da festa se intensifica. “Estamos felizes com o resultado alcançado após um árduo trabalho de escolha de todos os detalhes dos vestidos. E agora serão meses de muito empenho e dedicação de todas as equipes da coordenação. Teremos muitas novidades, que certamente vão contribuir para o sucesso de mais uma Oktoberfest”, destacou.

Com bordados em cristais, pérolas e cristais Swarovki, os trajes de gala foram confeccionados em dois tipos de veludo, tecido metalizado e renda arabescada. Conforme a estilista Joana Tornquist, tudo foi trabalhado com um conceito. “Assim como uma joia, a nossa história deve ser passada de geração para geração – bela, duradoura e preciosa. No vestido, a cultura é representada através das pérolas que ornam todo o modelo. Da mesma forma, o dourado e o marrom remetem à riqueza dos laços com o passado. Enquanto o branco, a prosperidade do futuro”, enfatiza.

Já os trajes de passeio, também criados por Joana, trazem o conceito de luz e leveza. “São iluminados e leves como um lindo dia de sol. Foram criados para representar a alegria de um lindo final de semana na Oktoberfest”, destaca. As peças foram confeccionadas em tecidos nobres como o jacquard com detalhes dourados, saia de tweed off white e o avental bordado a mão de trigos, uma referência à riqueza da agricultura, forte base da cultura alemã. Em 2023, a Festa da Alegria ocorre de 5 a 8, 11 a 15 e 19 a 22 de outubro.

Trajes de passeio, também criados por Joana, trazem o
conceito de luz e leveza
Fotos Rodrigo Assmann