Início Editorial As alternâncias da vida

As alternâncias da vida

A etapa difícil que vivemos em nossa sociedade, com a pandemia de coronavírus, nos possibilita a reflexão sobre a capacidade de superação do ser humano. Infelizmente, esta fase complicada na área da saúde está provocando a perda de muitas vidas. E também causa sofrimento a muitas outras pessoas. Porém, apesar das mortes e do sofrimento, vamos superar a pandemia, com certeza. Vamos chegar lá.

Para reforçarmos essa ideia de esperança, o futebol é pródigo em exemplos de “volta por cima”. É muito comum, no esporte bretão, a alternância de situações bem opostas: “Um dia se está por baixo, outra hora se está por cima”. A história da dupla Gre-Nal é repleta desses acontecimentos. Por exemplo, em 1983, o Grêmio conquistou o título mundial, e a partir daí muitos dos seus torcedores diziam: “O Inter nunca será campeão do mundo”.

Em 2006, o Inter conseguiu dar sua resposta e venceu o Mundial de Clubes. Mas há o contraveneno tricolor. Em 1991 e 2004, o Grêmio foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. O que diziam os colorados: “Time grande não cai. O Inter nunca será rebaixado”. Em 2016, o Inter caiu para a Série B, e aí ficou bem claro para todos: “Time grande cai sim. Tanto Grêmio quanto Inter são exemplos disso”.

Após vitórias e derrotas, a dupla Gre-Nal está aí firme e forte. Como diriam os “filósofos” do esporte bretão: “O futebol reflete a vida. Um dia se está por baixo, outra hora se está por cima”. Em tempos de pandemia, estamos por baixo. Mas tudo indica que esta situação será superada. Vamos seguir as orientações dos órgãos de saúde e dos profissionais da área, que logo, logo, estaremos bem melhores.