Início Especiais CDO lançará campanha de prevenção à surdez infantil

CDO lançará campanha de prevenção à surdez infantil

O Centro de Diagnóstico Otoneuro (CDO) lançará no mês de setembro a Campanha de Prevenção à Surdez Infantil. A iniciativa tem como objetivo disseminar a informação do diagnóstico da doença para que as famílias não se limitem somente ao teste da orelhinha quando existe a orientação médica de exames complementares. “Muitas vezes existem outros riscos e problemas que podem causar a perda auditiva tardia e que o teste não identifica. Uma doença adquirida na gestação ou prematuridade são exemplos desses riscos. Por isso é importante fazer exames mais específicos por prevenção”, explica a fonoaudióloga Larissa Schuster, da equipe CDO. 
A campanha acontecerá em Santa Cruz do Sul e abrangerá outros municípios da região. “Vamos mobilizar as secretarias municipais e distribuir a informação por várias mídias. Será uma grande corrente”, frisa a fonoaudióloga. 
Durante o desenvolvimento da atividade, Larissa adianta que, para motivar as famílias mais carentes para a realização da prevenção, haverá um incentivo. “Na doação de um brinquedo, ganhará um exame. Haverá quantidade de limitada de exames nesse caráter, o que em seguida será divulgado”, revela.
 
ALERTAS
 
A fonoaudióloga Larissa Schuster lembra que existem alguns sinais que a criança apresenta que servem de alerta para a surdez infantil, indicando algum possível comprometimento auditivo. “A criança impaciente, excessivamente irritada e agitada não é normal. Elas reagem dessa forma e se agitam porque não conseguem interagir com o ambiente, não conseguem se expressar de nenhuma forma verbal por não escutarem adequadamente e, consequentemente, não falarem adequadamente”, esclarece. 
Segundo a fonoaudióloga, há outros fatores de risco importantes para a perda auditiva: histórico de perda auditiva na família; parentesco entre os pais; falta de oxigênio ao nascer; doenças da mãe durante a gestação (rubéola, sífilis, toxoplasmose, citomegalovírus, herpes e HIV); baixo peso ao nascer (menos de 1.500 gramas); sinais de síndromes neurológicas; traumatismo crânio-encefálico; quimioterapia; doenças bacterianas ou virais após o nascimento (citomegalovírus, herpes, sarampo, varicela e meningite), entre outros.

DIVULGAÇÃO RJ
 

Teste da orelhinha uma das etapas de prevenção à surdez infantil
 

CONHEÇA O CDO
 
O Centro de Diagnóstico Otoneuro (CDO), atualmente localizado na Rua Marechal Deodoro, 949, loja 4, foi fundado no ano de 2006 com objetivo de oferecer a mais completa lista de exames diagnósticos e tratamentos na área de audição e equilíbrio (otorrino), priorizando sempre exames modernos, tratamento individualizado e atendimento de alta qualidade.
O CDO se tornou uma referência em Santa Cruz do Sul e região por proporcionar um excelente atendimento, oferecendo em um só lugar todos os exames necessários para o diagnóstico do paciente. Além de uma equipe qualificada e em constante aprimoramento, a clínica oferece todos os cuidados necessários para a adequada realização de exames. Os equipamentos são de alta tecnologia, calibrados e certificados segundo normas vigentes.
Ao longo destes sete anos de história, o CDO já realizou atendimentos para mais de 15 mil pacientes, garantindo agilidade e rapidez nos diagnósticos e tratamentos, pois sempre que possível o exame é entregue na hora. Fazem parte do corpo clínico as fonoaudiólogas Larissa Schuster, Paula Barros e Vanessa Kappel. Hoje o CDO também oferece serviço de fonoterapia, uma novidade no CDO desde novembro de 2012. 
 

DIVULGAÇÃO RJ
 
Fundado em 2006, atualmente o CDO está localizado na
Rua Marechal Deodoro, 949, loja 4, foi fundado no ano de 2006

REFERÊNCIA EM AUDIOLOGIA 
 
O fonoaudiólogo cuida das questões relacionadas à comunicação humana e atua nas áreas de Audiologia, Linguagem, Motricidade Oral e Voz. Ele é o profissional responsável por realizar a avaliação audiológica através de exames como os realizados no CDO. Realiza também a reabilitação auditiva através da indicação, seleção e adaptação de próteses auditivas, programação do implante coclear e reabilitação vestibular. Pode atuar em parceria com otorrinolaringologistas, neurologistas, pediatras, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros.
O médico otorrinolaringologista é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento relacionados à audição e ao equilíbrio. É ele que irá investigar a causa dos problemas auditivos ou vestibulares, sendo responsável por indicar o tratamento mais adequado, seja ele medicamentoso, cirúrgico ou terapêutico.