Início Polícia Convivência em Harmonia reúne moradores e policiais

Convivência em Harmonia reúne moradores e policiais

Luana Ciecelski

Passeio pela praça com os cavalos dos policiais foi uma das atrações mais disputadas pelas crianças da comunidade

Luana Ciecelski
[email protected]

Comumente, a Brigada Militar realiza operações ostensivas de combate à criminalidade e ao tráfico de drogas. No entanto, não foi o que aconteceu na manhã da última quinta-feira, 12 de fevereiro, no bairro Santa Vitória. Através do efetivo policial do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a instituição de segurança realizou mais uma operação Convivência em Harmonia. O objetivo foi estreitar laços com a comunidade e assim, iniciar um processo de combate às transgressões da lei tendo como principal parceira os próprios moradores da localidade.
O evento que aconteceu na Praça Santa Vitória, iniciou por volta das 9 horas e seguiu até o meio-dia. Na oportunidade, foram oferecidos à população espaços de lazer, saúde e auxílio social. Um desses espaços foi uma tenda que abrigou funcionários do Hospitalzinho do bairro e estudantes do Dom Alberto que ficaram disponíveis para verificar pressão e dar orientações de saúde; outro espaço era a barraca da Patrulha Maria da Penha, onde as mulheres do bairro puderam tirar dúvidas a respeito de seus direitos.
Também na praça, uma equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), atendeu às crianças de todas as idades, dando-lhes orientações sobre os perigos das drogas e formas de combate à violência. Além disso, no local, crianças e adolescentes acompanhados pelos pais também puderam fazer sua inscrição para o Pelotão Mirim, que abriu cerca de 30 vagas para a comunidade.
No entanto, uma das atividades mais disputadas pelos pequenos durante toda a manhã foi a cavalgada. Os policiais militares da cavalaria ofereceram às crianças passeios montados pelo entorno da praça. “Estamos nos esforçando para atender à comunidade, dando todo o auxílio social que a Brigada Militar pode oferecer”, comentou o responsável pela 1ª e 2ª companhia da BM em Santa cruz, Capitão Hélcio Gaira.
Segundo o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO/VRP), Tenente Coronel Valmir José dos Reis, esses momentos com a comunidade são importantes, porque é através deles que a população passa a ver a instituição policial de uma forma diferente. “Dessa forma, a comunidade confia na polícia, a comunidade passa a acreditar na polícia e a partir de então, começa a ajudar os policiais”, afirmou.
O comandante também falou a respeito da recente patrulha comunitária que foi instalada no bairro Santa Vitória e que atuará permanentemente no local. “As pessoas podem pensar que a polícia comunitária é a polícia do ‘tapinha nas costas’, no entanto, essa é uma forma muito mais dura de combate ao crime, muito mais eficiente e efetiva, porque o policial passa a fazer parte daquela comunidade, passa a conhecer cada uma das pessoas e está próximo delas diariamente”, declarou.
A Operação Convivência em Harmonia tem como base ações que priorizam a solidariedade, segurança e cidadania.  Ela vem sendo desenvolvida pelo 23º BPM, desde 2007. Inicialmente, o projeto contou com ações ostensivas, como abordagens de veículos, cumprimentos de mandados de busca e apreensão. Em seguida passaram a ser desenvolvidas diversas atividades sociais junto com a comunidade que contribuem com a promoção da cidadania no bairro e resgatam a autoestima da comunidade. O Proerd e o Pelotão Mirim são alguns desses projetos.

Índices

Na oportunidade, também foram divulgados à imprensa, população e aos policiais presentes, os índices de criminalidade registrados pelo 23º BPM do mês de janeiro de 2015. De acordo com o comandante o batalhão, Major Ailton Azevedo, houve um aumento de 36,8% no número de ocorrências com relação a dezembro de 2014.
Os destaques entre todos os índices apresentados foram as ocorrências de furto qualificado, que apresentou 82 registros, um aumento de 5,13% com relação ao mês passado, mas uma diminuição de 41,43% em relação ao ano passado; roubo, que apresentou 40 registros, um aumento de 33,33% com relação a dezembro de 2014 e uma diminuição de 14,89% em relação à mesma época no ano passado; furto de veículos, que apresentou 59 registros, um aumento de 56,46% em relação a dezembro e um aumento de 46% com relação a janeiro de 2014 e homicídios, que foram quatro, 33,33% a menos que em dezembro, mas 33% a mais do que em janeiro de 2014.
Além disso, foram apreendidas oito armas de fogo e foram realizadas 327 prisões, dados que se mantiveram na média anual e mensal.
Segundo Azevedo, esses índices foram classificados como consideravelmente positivos. “É preciso levar em consideração que alguns dos itens avaliados apresentaram queda e que outros subiram, mas em parte isso se deve porque o trabalho da polícia, especialmente do setor de inteligência, está cada vez mais intenso”, afirmou.


Major Azevedo apresentou os índices de criminalidade referentes a janeiro de 2015