Cristiano Silva
[email protected]
[email protected]
SECOM RS / Divulgação

Evento promoveu debate sobre as políticas culturais
implantadas no Estado, região e cidade

Evento promoveu debate sobre as políticas culturais
implantadas no Estado, região e cidade
No último dia 30 de maio, Santa Cruz do Sul foi palco da quarta edição do Projeto Diálogos Culturais, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A atividade ocorreu em um Auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura lotado e reuniu gestores públicos, produtores, artistas, pesquisadores e ativistas culturais.
PROJETO
As rodadas de discussão, que serão realizadas até 1º de julho, percorrerão 13 cidades que representam as regiões funcionais do Estado com o objetivo de discutir os rumos das políticas culturais no Rio Grande do Sul. Os Diálogos acontecem desde 2011 com o objetivo de elencar e discutir as diretrizes para uma política cultural no Rio Grande do Sul. Já foram promovidos cerca de 25 encontros em todas as regiões. Para além da visão da cultura como elemento isolado, eventual e estanque, a Secretaria de Estado da Cultura leva adiante um processo primordial para o desenvolvimento estético, econômico e cidadão do Estado.
NOVA MANEIRA
Presente no evento, o Presidente do Conselho Municipal de Cultural, Antelmo Paulo Stoelbenn, falou sobre o evento e a nova perspectiva cultural para o Estado e cidade. “Ficamos muito felizes com o evento. É uma nova maneira de ver a questão da cultura. Além de dialogar bastante, o Estado está interessado em ouvir o interior, e isso é importante” destacou Antelmo.
Para o Presidente do Conselho Municipal de Cultural, uma das questões que foi levantada foi a principal: “Sem dúvida foi importante falarmos sobre o Fundo Municipal de Cultura, que de fato falta apenas implantar” destacou Stoelbenn. O evento contou não somente com representantes municipais, mas agentes culturais de outras cidades como Venâncio Aires, Lajeado, Vera Cruz e Candelária.














