Início Geral Diversificação para mais famílias da região

Diversificação para mais famílias da região

Everson Boeck
[email protected]

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos) promoveram na última quinta-feira, 13,da reunião de articulação e apresentação do projeto “Menos Tabaco, Mais Alimento: Agricultura Sustentável para diversificar o cultivo do tabaco” que acontecerá por meio de chamada pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) beneficiando famílias produtoras de tabaco. O evento aconteceu na sede da cooperativa, localizada na ERS 412, km 18, no Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul.
Conforme Fabiano Pisoni, membro da comissão técnica Ater, explica que esta primeira atividade visa apresentar o projeto, articular parcerias na execução, como entidades municipais, cooperativas, prefeitura e secretarias além de identificar e mobilizar prováveis familiares produtores de tabaco que poderão vir aparticipar, bem como ajustar a proposta e apontar estratégias de ação. “Quanto mais parceiros mais longe o projeto pode chegar e beneficiar muito mais famílias. Na primeira fase do projeto, realizada ano passado, conseguimos atender 1.600 famílias na região. Este ano, na continuidade da ação, o número foi ampliado para 1.840”, aponta.
O projeto “Menos Tabaco, Mais Alimento: Agricultura Sustentável para diversificar o cultivo do tabaco” prevê a promoção de atividades economicamente viáveis diversificadoras do cultivo de tabaco; assessoramento técnico; diversificação da produção agrícola; difusão de tecnologias voltadas à diminuição dos custos de produção; produção de alimentos saudáveis e variados, com qualidade e quantidade necessárias e suficientes, através de sistemas de diversificação de produção com enfoque agroecológico; alteração das condições econômicas, ambientais e culturais das famílias camponesas bem como nas comunidades; melhoria na qualidade de vida; igualdade de gênero, fortalecendo o protagonismo das mulheres na produção, gestão, comercialização e acesso às políticas públicas, reconhecendo-as como participantes ativas da economia rural; sustentabilidade ambiental; a agroindústria da produção agregando valor.
Entenda
O projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é uma conquista do Movimento dos Pequenos Agricultores executada em parceria com a Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Em 2013 o projeto beneficiou 15 municípios da Região Centro Oriental Riograndense (Estrela Velha, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul, Segredo, Ibarama, Sobradinho, Arroio do Tigre, Candelária, Vera Cruz, Sinimbu, Herveiras, Vale do Sol, Gramado Xavier, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires) totalizando 1.600 famílias camponesas.

Everson Boeck

Reunião com entidades e órgãos públicos visou a articulação e apresentação
do projeto para ampliar o alcance do mesmo