Início Geral Escola apontada como solução ao êxodo rural, conta com 19 parceiros

Escola apontada como solução ao êxodo rural, conta com 19 parceiros

Suilan Conrado
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A Escola de Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, a Efasc, completou 4 anos na última sexta-feira, 1° de março. Muitos foram os motivos para comemorar, principalmente depois do acordo firmado com a Philips Morris Brasil, que vai financiar bolsas de estudos para a instituição, beneficiando 21 alunos.
O SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), também presenteou a Escola, renovando o  convênio com a Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), ampliando assim  a concessão de bolsas de estudos.
Este ano, 15 estudantes terão acesso ao Ensino Médio Técnico Agrícola por meio desta parceria.

Arquivo/RJ

Metodologia de alternância: alunos da Efasc passam uma semana na Escola em regime de internato, e outra semana em casa a fim de praticar as técnicas aprendidas

 

Contando atualmente com 19 parceiros, entre os quais do setor público e privado, a primeira Escola de Família Agrícola do Estado, apontada como a solução de ensino para o meio rural na pedagogia da alternância, busca se tornar uma Escola Comunitária a fim de viabilizar repasses de verba do Governo Estadual e Federal.

Segundo João Paulo Reis Costa, um dos coordenadores do educandário, o título de Comunitária possibilitaria acesso ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), além de outros benefícios. “Teríamos uma estabilidade maior no sentido de não ter que buscar parceria privada o tempo todo. Acessar o Fundeb nos traria tranquilidade porque receberíamos uma quantia ‘X’, o que nos proporcionaria trabalhar mais, executar mais projetos”, ressaltou.

Costa mencionou as Escolas de Família Agrícola da Argentina, que são chamadas no país vizinho de Escolas Públicas de Gestão Comunitária, o que lhes garante repasses fixos da União. “A sociedade pode se organizar de uma forma não privada, e não estatal. É isso que também buscamos com o título de Comunitária”, referiu o coordenador.

Suilan Conrado

A Efasc  que completou 4 anos no último 1º de março, busca se tornar Comunitária 

Conforme Iula Teixeira, integrante do Conselho do Fundeb no Estado, para se tornar Comunitária, a Escola deve através de sua mantenedora, enviar uma ata requerendo o título, ao Conselho Estadual de Educação. A solicitação formal deve atender a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) responsável por definir e regularizar o sistema de educação com base na Constituição. A partir do envio do relatório, o Conselho entra com o processo que vai definir se a Escola atende as exigências para se tornar de cunho comunitário. Iula frisa ainda que ser filantrópica e envolver pessoas da comunidade na instituição, são requisitos fundamentais para demandar o pedido.

Embora pareça simples, Costa salienta que os tramites burocráticos referentes à Efasc são lentos. “Ainda que tenhamos conquistado muito, estamos há pouco tempo na ativa e somos a primeira Escola do Estado trabalhando com a alternância, o que justifica tal morosidade nas nossas solicitações”, acredita.

Ainda de acordo com Costa, a Efasc aguarda a regulamentação do Pronacamp (Programa Nacional de Educação do Campo) no Estado, o que também deve possibilitar o despacho de verbas para os projetos do educandário. 

 

EFASC

A Escola Família Agrícola de Santa Cruz conta hoje com 104 estudantes em formação e mais de 41 jovens que estão realizando os seus estágios profissionais. A área de atuação abrange 72 comunidades rurais, situadas em 11 municípios que são conveniados e contribuem com a manutenção da Escola. Ao final de 3 anos e meio de curso, o  aluno formado recebe certificado  de conclusão do Ensino Médio, bem como a habilitação para atuar como técnico agrícola. A Efasc ocupa as dependências do Seminário São João Batista, em Linha Santa Cruz.

METODOLOGIA DE ALTERNÂNCIA

A metodologia de alternância existe no Brasil há 40 anos, e procura ofertar uma educação adequada à realidade camponesa, em especial aos jovens rurais, que permanecem uma semana na escola, em regime de internato, e outra semana junto à família, onde recebem visita dos professores para acompanhar a aplicação prática dos conhecimentos.

DIFERENCIAL

-A Efasc conta com professores amplamente qualificados para lecionar tanto no Ensino Médio como no Técnico Profissionalizante;
 – Aulas no campus da Unisc pela manhã (uso da biblioteca, laboratórios da engenharia agrícola, ginásio de esportes e área experimental);
 -Realização de visitas às famílias;
– Sistema de internato que contribui para a socialização da realidade de vida de cada jovem, numa convivência marcada pelas trocas, pela solidariedade e pela co-responsabilidade;
– Viagens e visitas de estudo focadas na área técnica;
-Assembleias escolares – espaço de participação da família e comunidade; Aulas de teatro, música e língua alemã;
-Laboratórios de Informática.