Início Geral Oktoberfest | Rogério: de coiffeur a paizão das soberanas

Oktoberfest | Rogério: de coiffeur a paizão das soberanas

Cabeleireiro oficial da festa há 24 anos, profissional se tornou mais do que o responsável por deixá-las mais belas

Primeira soberana que passou pelos cuidados de Rogério foi Katiucia Kaufmann, em 1997

Luísa Ziemann
[email protected]

Deixar ainda mais exuberante o que já é naturalmente belo. Esse é o trabalho de Rogério Omar dos Santos, de 54 anos, cabelereiro oficial das soberanas da Oktoberfest há 24 anos. Este ano, ele é o responsável por realçar a beleza da rainha Camila Schaeffer e das princesas Marília Fischer e Daniela Schoeninger com penteados sofisticados e elegantes, dignos de majestadas. Mas muitas outras belas mulheres já passaram pelos cuidados de Rogério, que exerce com maestria a profissião há 34 anos em Santa Cruz do Sul.

A história de amor entre Rogério e a Oktoberfest é antiga, começa antes mesmo de ele se tornar cabelereiro. “Comecei como guia de turismo, depois fui recepcionista da festa. E também faço os ensaios de passarela para o concurso das soberanas há uns 35 anos”, conta. “Na época em que comecei, eu era modelo e também tinha uma agência de modelos e manequins. Com o passar do tempo, abri meu salão de beleza, até que, em 1997, iniciei meu trabalho como cabeleireiro das soberanas.”

Rogério conta que, na época, cada soberana podia escolher onde gostaria de se arrumar. O salão do cabeleireiro foi escolhido pela princesa Katiucia Kauffmann para ser o responsável por seu cabelo e maquiagem durantes os dias de Oktoberfest. “Mas foi em 1999 que iniciei na produção dos trios de soberanas”, lembra o coiffeur, que coleciona histórias e boas lembranças nesses 24 anos acompanhando os trios que embelezam a festa. “São muitas histórias, muitos momentos incríveis, desde o convívio com as meninas, suas famílias e também com toda a comissão organizadora do evento.”

Entre tantos momentos guardados com carinho na memória do cabelereiro, um deles ocupa um lugar especial. “Um ano que me marcou muito foi o que a Raquel Kaspary foi rainha (2001)”, revela. “No último dia de Oktoberfest, no Pavilhão Central, ela entregou uma carta de agradecimento às pessoas que fizeram parte daquela edição do evento. Tenho a carta guardada até hoje.” O que também é motivo de saudosas recordações são as viagens de divulgação que antecedem a festa. “Lembro com carinho de passar semanas fora divulgando a Oktoberfest por várias cidades do Rio Grande do Sul.”

É claro que muita coisa mudou nas últimas duas décadas, entre elas os próprios penteados das soberanas. “Como tudo, eles também mudam. Vamos nos aperfeiçoando, trocando ideias com as meninas e com comissão. Eu procuro sempre deixar minha marca registrada, que são penteados bem elaborados.” Em um mix de classe e sofisticação com modernidade e inovação, Rogério busca imprimir por meio dos penteados o seu amor pela Festa da Alegria. “Procuro sempre inovar, mas nunca perder a referência de um penteado elaborado digno de ser usado por uma soberana que está ali por um sonho acalentado. Me sinto no dever de dar sempre o melhor de mim”, define. “Eu cuido delas, não deixo que falte nada quando estão dentro do salão. Procuro ser um paizão do coração.”

Marcas de amor e carinho por onde passa

Para Naiara Pommerehn, rainha na edição de 2007 da Festa da Alegria, a relação de amizade e companheirismo entre ela e Rogério transcendeu os dias de evento e se mantém viva até hoje. “Quem conhece o Rô sabe o que vou dizer: como é bom ter o Rogério em nossas vidas. Em 2007, comecei a conviver com ele no dia seguinte ao concurso e desde ali nunca mais nos separamos”, recorda. “No salão, as risadas eram altas e a alegria garantida. Na época, toda produção era por conta do Rô, cabelo e make, sempre com um trabalho impecável e super dedicado ao trio de soberanas.”

A afinidade da ex-soberana com o cabelereiro é tanta que Rogério fez parte de mais um dos momentos importantes da vida de Naiara. “É difícil escolher um em especial, pois foram tantos que já vivemos. Quando nos despedimos da Oktober em 2007, o Rogério nos surpreendeu cantando a música ‘Amigos para sempre’, foi lindo demais e emocionante. Me arrepio só de lembrar. Em 2013, casei e tive a honra de ter o Rogério como meu padrinho de casamento.”

A atual rainha da festa, Camila Eduarda Schaefer, também tem somente elogios ao cabelereiro. “O Rogério é sempre muito atencioso, cuidadoso e paciente conosco. Preocupado com o nosso bem-estar, sempre nos recepciona com alguma das diversas delícias que sabe fazer. É realmente um paizão, nosso pai do coração”, salienta. “Acredito que o melhor ainda está por vir, que será durante o período da nossa festa. Mas lembro de todas as palavras de carinho e acolhimento que recebemos no primeiro dia em que fomos ao salão, foi realmente marcante.”

Responsável por deixar marcas de amor e carinho por onde passa, Rogério ganhou a admiração de ex e atuais soberanas. “Rogério é aquela pessoa que não tem tempo ruim, sabe? Sempre querido, disposto a ajudar, a nos escutar também, enfim, está sendo incrível poder viver essa experiência junto com pessoas tão especiais”, atesta a rainha Camila. “Sem sombra de dúvidas, o que mais admiro nele é o grande coração que ele tem. Rogério é aquela pessoa que a gente sempre quer ter por perto, pós-Oktoberfest nos tornamos inseparáveis. Hoje digo com o maior orgulho que tenho ele em minha vida como meu cabelereiro, meu amigo confidente e fiel, meu padrinho. Veio para ficar e para sempre”, decreta Naiara.

Rogério faz parte da equipe que acompanha as atuais soberanas da festa nos eventos que antecedem a Oktoberfest
Fotos: Divulgação