Início Polícia Reunião discute próxima Operação Golfinho

Reunião discute próxima Operação Golfinho

A última quinta-feira, 19 de fevereiro, foi de reunião para os salva-vidas que atuaram até o momento na 45ª edição da Operação Golfinho. O encontro foi realizado na Colônia de Férias Ubatuba de Farias em Tramandaí, no litoral norte. Reuniram-se militares responsáveis pelo treinamento de novos salva-vidas e representantes dos salva-vidas civis temporários.
O objetivo do encontro teve como principal finalidade fazer uma avaliação dos treinamentos realizados para a Operação Golfinho desse ano, e também uma análise dos critérios de ingresso e seleção através das tradicionais provas realizadas em piscina, lagoa e mar aberto por parte dos civis que têm interesse em atuar como salva-vidas. A ideia é melhorar ainda mais a preparação para a temporada 2015/2016.
Durante a oportunidade, foram  sugeridas algumas modificações na testagem para novos candidatos, entre elas o nado de 500 metros em 11 minutos, seguidos – 2 minutos de intervalo – de uma prova de 50 metros em 50 segundos. Além disso, foi acertada a permanência da prova de 200 metros em lagoa, bem como a  divulgação de um programa de treinamento a ser utilizado para a preparação dos candidatos.
Como novidade para os próximos cursos, também foi sugerida e acatada a inserção de uma prova de flutuação no meio aquático. Esse exame acontecerá em caráter eliminatório, durante um tempo que ainda será determinado.

Treinamento para salva-vidas

Após a seleção, todos os candidatos submetem-se a curso de salvamento no mar, consistindo em 200 horas/aula divididas em três semanas:
Semana 1 – Consiste em adaptação ao meio aquático e procedimentos básicos. Encerra com Duathlon eliminatório;
Semana 2 – Visa fornecer ao candidato o volume d’água e preparação física necessária para atividade. Encerra com prova de transposição da plataforma;
Semana 3 – Destinada ao refinamento técnico e conhecimento da atividade. Encerra com avaliação final do candidato que é submetido a um salvamento completo com retirada de vítima do mar.

Divulgação/BM

Salva-vidas discutiram melhoramentos para o treinamento da edição de 2015/2016