Início Geral Tempo de dedicação à cidadania

Tempo de dedicação à cidadania

Luana Ciecelski

No ginásio da Escola Alfredo Kliemann, voluntários proporcionaram uma tarde especial para as crianças

Luana Ciecelski
[email protected]

Instigar a comunidade a doar um pouco do seu tempo para o próximo. Esse é o principal objetivo do 6º Desafio Voluntário, que acontece desde quinta-feira, 28 de agosto em Santa Cruz do Sul. Organizado pela Parceiros Voluntários do Vale do Taquari e Rio Pardo, em homenagem ao Dia Nacional do Voluntário – comemorado na última quinta –a mobilização acontece até o dia de hoje e já foi responsável por uma série de iniciativas de empresas e entidades.
Um deles é o Instituto Pioneer, Semear Amigos. O grupo realizou atividades lúdicas e esportivas com os alunos do 3º e 5º ano da Escola Alfredo Kliemann, no bairro Bom Jesus, e no fim da ação, doou para a escola todos os materiais utilizados nas brincadeiras.
Dentro do tema “Eu sou da Paz”, foi montado um circuito com atividades como pula corda, montagem de origamis, corrida de cones, dança, jogos com bola, contação de histórias e montagem de quebra-cabeças. Os voluntários que estavam desenvolvendo as atividades com as crianças, são jovens beneficiados por outro projeto do Instituto, o Projeto Pupilo.
“Essa é uma forma de devolver um pouco do que a sociedade fez por eles, através de uma ação social”, falou a coordenadora do projeto, Estela Rovedder. Para ela, a ação traz benefícios tanto para quem voluntaria, quanto para quem recebe a ação. “Isso está muito relacionado com a satisfação de cada um. Os jovens amadurecem e suas atitudes ainda podem mudar a comunidade”, disse.
Para a voluntária Stefani do Nascimento, de 18 anos, essa foi uma realização pessoal. “Trabalhar voluntariamente é uma oportunidade de crescimento. Às vezes falta a oportunidade e o Projeto Pupilo nos proporcionou esse momento, então todos os alunos beneficiados pelo programa se dispuseram a vir até aqui. E é muito bom poder ensinar algo para o próximo”, afirmou.


Para Stefani do Nascimento, de 18 anos, essa foi uma realização pessoal

 

As ações pela cidade

Além da ação desenvolvida pelo Projeto Pupilo do Instituto Pioneer Semear Amigos, o 6º Desafio Voluntário em Santa Cruz do Sul contou, nos três dias, com outras onze ações, e com a participação de 260 voluntários. Estima-se que o público beneficiado seja de mais 2,2 mil pessoas. Entre as atividades desenvolvidas estão a doação de sangue, pintura de quadra de esportes, Dia da Beleza e Saúde, visita ao hospital, palestras, teatro, entre outras.
Como voluntários, estão empresas, funcionários, pessoas físicas, organizações em geral e escolas. De acordo com Alice, para estes grupos inscritos haverá certificado de participação. Na região de abrangência da iniciativa, que envolve ainda as UPV’s de Encantado, Lajeado e Teutônia, foram computadas 27 ações, com 1.051 envolvidos e 2.636 favorecidos.

Agenda para o fim de semana

Na manhã de hoje, a voluntária Lúcia Helena Cardoso, visitará o asilo de idosos, das 9 às 11 horas, onde trabalhará técnicas de convivência com os idosos, como a visualização dos pontos positivos e o elogio entre eles. E apesar de a data oficial do evento ser até o dia de hoje, 30, amanhã, 31, ainda acontecerão atividades voluntárias. A empresa Souza Cruz, por exemplo, patrocinará o material e a mão de obra para a pintura da quadra de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Guilherme Hildebrand, e também para um Dia da Beleza e Saúde.
As pessoas que forem até o ginásio da escola, na Avenida Euclides Kliemann, 5315, entre as 8 horas e meio dia, poderão realizar cortes de cabelo e também exames como medição de pressão arterial e glicose. Enfermeiras do Hospital Ana Nery auxiliarão nesse trabalho.

O projeto Pupilo

Projeto Pupilo existe desde 2009 e essa é a quarta vez que participa do Desafio Voluntário. Ele tem por objetivo capacitar jovens carentes, alunos do 3º ano do ensino Médio, em serviços administrativos, com ênfase em informática, buscando facilitar sua inserção no mercado do trabalho.
O projeto proporciona também uma bolsa de estudos de graduação na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que é parceira do projeto assim como o Grupo Prato Feito.