Início Política Aprovado projeto Agosto Laranja, de autoria da vereadora Nicole Weber

Aprovado projeto Agosto Laranja, de autoria da vereadora Nicole Weber

Foto: Jacson Miguel Stülp

A Câmara de Vereadores aprovou nessa segunda-feira, 23, por unanimidade, o Projeto de Lei 65/L/2021, de autoria da Vereadora Nicole Weber (PTB), que institui o Agosto Laranja – Mês da Pessoa com Deficiência em Santa Cruz do Sul. O PL foi subscrito pelos demais vereadores petebistas, Rodrigo Rabuske e Sérgio Moraes, e agora aguarda a sanção do Executivo.

Conforme Nicole, a ideia do projeto surgiu após uma conversa com a  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) local, que relatou a necessidade de ampliar as atividades voltadas à conscientização sobre as  demandas das pessoas com deficiência. Atualmente, o Município já celebra a Semana da Pessoa com Deficiência, que acontece todos os anos entre 21 e 28 de agosto. No entanto, conforme a entidade existe uma necessidade de expandir o debate.

“Essa é uma causa que fala de forma muito forte e direta comigo, e quando ouvi as questões trazidas pela Apae, sobre a importância de pensarmos a inclusão ainda mais afundo, entendi a urgência desse projeto. Eu e meus colegas ficamos extremamente felizes de conseguir aprovar esse texto, especialmente em um dia tão simbólico como foi esta segunda-feira”, destaca Nicole.

A votação do projeto aconteceu no mesmo dia em que a Câmara realizou uma Reunião Especial em Alusão à Semana da Pessoa com Deficiência, que foi convocada pela vereadora Nicole Weber (PTB) em parceria com o colega vereador Alberto (Heck) através da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara. A Comissão é presidida por Alberto e tem Nicole como Secretária. No encontro estiveram presentes representantes do Executivo, Judiciário, Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Compede), Associação de Pessoas com Deficiência (Aspede), Apae, Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC) da Unisc, Associação dos Surdos de Santa Cruz do Sul (ASSCS), Luz Azul, Senai e OAB.

“Foi um momento ímpar, no qual pudemos ouvir as demandas das entidades e proporcionar um espaço de escuta e reflexão sobre as subjetividades e necessidades que permeiam o dia a dia das pessoas com deficiência em nosso Município”, avalia a vereadora.

Por: Assessoria de imprensa