Início Colher de Pau BATATA COM REQUEIJÃO E BACON

BATATA COM REQUEIJÃO E BACON

COLHER DE PAU
Alayde Guimarães Motta
[email protected]

Minha sobrinha, Helena Guimarães Szyflinger, não é uma expert na cozinha, mas, de vez em quando, prepara algum prato especial.  A receita desta semana, preparada por ela, foi testada e aprovada pela sua família.

BATATA COM REQUEIJÃO E BACON

INGREDIENTES
3 xícaras (chá) de água
1 kg de batata
300 g de bacon cortado em cubos
2 colheres (sopa) de cebola picada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
200 g de requeijão cremoso
1 colher (sopa) de manteiga
sal e pimenta-do-reino a gosto
queijo parmesão para polvilhar

MODO DE PREPARO
Em uma panela, em fogo médio, aqueça a água até levantar fervura e cozinhe as batatas com casca por 30 minutos ou até que estejam macias. Retire do fogo, escorra, deixe amornar, retire a casca e corte-as grosseiramente. Reserve. Em outra panela, em fogo médio, frite o bacon em cubos até que solte toda a gordura. Acrescente a cebola picada e frite até que fique levemente dourada. Adicione a farinha de trigo e frite por 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente o leite aos poucos mexendo até que fique bem cremoso. Adicione o requeijão, a manteiga, tempere com sal, pimenta e misture bem para que fique homogêneo. Retire do fogo e reserve. Forre um refratário com as batatas e cubra com o creme branco reservado. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno para gratinar. Se desejar um prato mais saudável, substitua o bacon por shitake (cogumelo).

DICA DA SEMANA

Uma batata pequena (138g), em seu aspecto nutricional, tem 3g de proteína, 3g de fibras e 22% da vitamina C que precisamos em um dia. A ironia é que vitamina C é a mais frágil de todas e é facilmente destruída pelo oxigênio (quando expomos a batata cortada ao ar), calor (do cozimento) e se dissolve na água em que for cozinhada, ou seja, como quase ninguém come batata crua boa parte dessa vitamina será perdida. O ideal é cozinhar a batata no vapor pra diminuir a perda de vitamina C, ou consumir o líquido no qual ela foi cozinhada (no caso de sopas, isso não é problema nenhum). Descascar a batata é opcional.  A vantagem de deixar a casca é que ela é rica em fibras, ferro e magnésio, além de reduzir a perda de vitaminas e minerais durante o cozimento (principalmente se você cozinhar a batata inteira, com a casca, no vapor).