Início Educação Carnaval 2013: Escolas fizeram bonito na avenida

Carnaval 2013: Escolas fizeram bonito na avenida

Alyne Motta
[email protected]

A noite de sábado, 9 de março, foi de muita folia em Santa Cruz do Sul, quando cinco escolas de samba foram para a avenida, do Parque da Oktoberfest, para mostrar seu carnaval. Cerca de 1.080 integrantes desfilaram no sambódromo santa-cruzense, mostrando a alegria do Santafolia.
Para o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas, Jorge Alci dos Santos, o Jorjão, mesmo fora de época, o carnaval santa-cruzense é forte. “A comissão julgadora terá um trabalho árduo, pois as escolas vão apresentar toda sua beleza e potencial”, declarou na solenidade de abertura.
Um pouco antes de terminar sua fala, Jorjão criticou o atraso, alegando ser “um desrespeito ao povo que vem prestigiar esta festa”. O presidente aproveitou a ocasião para agradecer à corte do carnaval. “Eles fizeram um belíssimo trabalho divulgando a folia do município e hoje abrilhantam nossa noite”, discursou.
O secretário de Desenvolvimento, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato, ressaltou que o carnaval é possível graças ao apoio firmando com a Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz (Assemp). “Nosso carnaval é forte. Este é o primeiro de outros melhores que virão”.
“Não medimos esforços para fazer bem feito e bonito na avenida. Queremos, em breve, planejar 2014, pois esta festa não pode ser considerada menor que as outras”, explicou o secretário Cechinato, que aproveitou a oportunidade para agradecer a São Pedro, pelo tempo bom.

Ricardo Wendland

Escola campeã será conhecida hoje, a partir das 20h, no Pavilhão Central

DESFILES
A abertura da noite foi com o bloco do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), que distribuiu materiais informativos sobre a preservação de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Na ocasião, distribuíram preservativos masculinos e femininos ao público.
Logo depois, foi a vez do Rei Momo Antonio Carlos Greka, acompanhado da Rainha Graziela Vilanova, e das princesas Vanice Inês da Silva Souza e Bianca Carvalho da Maia mostrarem seu samba no pé. A corte do carnaval de Venâncio Aires também animou os desfiles.

Ricardo Wendland

Corte recebeu a chave da cidade e abrilhantou a noite

APURAÇÃO
A comissão de jurados, vindos de Porto Alegre, teve um grande trabalho ao avaliar as cinco escolas que desfilaram na noite de sábado. A campeã do carnaval santa-cruzense será conhecida na noite de hoje, 12 de março, a partir das 20h, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest.

Imperatriz do Sol

A Imperatriz do Sol foi a primeira a entrar na avenida. Durante 49 minutos e 10 segundos, reverenciou o ensino e mostrou a importância da educação e do aprendizado com o tema “É hora de aprender”. No enredo destacou o Colégio Mauá, com 140 anos de atividade e referência na educação santa-cruzense.

Ricardo Wendland

Mestre sala e porta bandeira representaram o valor da educação

Pela primeira vez na escola estava o músico rio-pardense Vander Bertin, que puxou a escola com seu cavaquinho, acompanhado de Fernando Blanco, também de Rio Pardo. “Recebemos o convite e aceitamos o desafio”, afirmou ele, que já desfilou outras vezes em Santa Cruz do Sul.

Acadêmicos do União

Logo após, o futebol e o samba estiveram unidos na avenida. Em 46 minutos e 50 segundos, a Acadêmicos do União apresentou o enredo “Futebol e carnaval uma paixão nacional. Cem anos de glórias do Futebol Clube Santa Cruz”. A anciã do carnaval, com 90 anos de atividade, mostrou a história do Galo.

Ricardo Wendland

As histórias e conquistas do Galo tiveram destaque no carro alegórico

Entre fantasias e alegorias, era possível encontrar o vice-presidente da 28ª Oktoberfest, Roberto Gross e sua esposa Mariluz Dudar. “É minha primeira experiência na avenida. Só quem desfila sente o prazer do carnaval. Estou completamente realizado”, declarou após o desfile.

Imperadores do Ritmo

O santa-cruzense Fabian Guedes foi homenageado pela Imperadores do Ritmo que, durante 47 minutos e 36 segundos, desenvolveu o enredo “Bolívar, o grande general  colorado, a Imperadores te reverencia”. Um problema no gerador do segundo carro alegórico causou um incêndio, contido pelo Corpo de Bombeiros.

Ricardo Wendland

Comissão de frente representou os times que Bolívar e seu pai jogaram

Esperado por todos, o jogador santa-cruzense não pôde comparecer ao desfile devido a compromissos no Botafogo, que disputou a final da Taça Guanabara. A representação veio com a família. “Estamos todos muito felizes com esta homenagem. Com certeza ele merece”, afirmou a irmã Marize Guedes.

Império da Zona Norte

O mistério tomou conta quando a Império da Zona Norte entrou na avenida. Com o enredo “Você viu o que eu vi? Há muito mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia”, zumbis, bruxas, óvnis e outros seres estiveram presentes durante os 47 minutos e 58 segundos de desfile.

Ricardo Wendland

Até o disco voador esteve desfilando na avenida

Costureira há muitos anos, a baiana Maria Jussara Schulz se realiza a cada fim de desfile. Nos últimos 5 anos confecciona as roupas das baianas, ala em que desfila. “É lindo ver o desfile e o efeito das fantasias. A emoção é muito forte ao ver tudo pronto”, revelou.

Unidos de Santa Cruz

Já passava das 2 horas da madrugada quando a Unidos de Santa Cruz entrou na avenida. Durante 49 minutos e 27 segundos, a escola contou a história e vida do empresário vera-cruzense Eliseu Kopp, através do enredo “Eliseu, de um sonho de magia a mestre da tecnologia”.

Ricardo Wendland

O homenageado Eliseu Kopp desfilou no último carro alegórico

O homenageado fez questão de desfilar, estando presente como destaque no último carro alegórico. “Tantos flashes passaram na minha memória que só tenho que agradecer o reconhecimento”, afirmou o empresário. “Certos momentos na nossa vida são indescritíveis, e este é um”, declarou ao fim do desfile, emocionado.