Início Geral Combate ao Aedes Aegypti: agentes verificam possíveis focos do inseto

Combate ao Aedes Aegypti: agentes verificam possíveis focos do inseto

Programa sorteia os quarteirões de forma aleatória e 20% dos imóveis de cada um são inspecionados. Isso totalizará, 2.564 unidades habitacionais em 449 quarteirões

Foto: Luciana Mandler
Os agentes vão realizar visitas aos imóveis até o dia 4 de agosto

Luciana Mandler
[email protected]

Agentes de endemias da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, deram início ao Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) nessa terça-feira, 26. As visitas para as coletas dos materiais ocorrerão até 4 de agosto, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas diariamente.


Ao todo, 30 agentes devidamente identificados com jalecos percorrem bairros e áreas urbanas dos distritos, a fim de verificar a quantidade de imóveis com possíveis focos de larvas do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya. O programa sorteia os quarteirões de forma aleatória e 20% dos imóveis de cada um são inspecionados. Isso totalizará, 2.564 unidades habitacionais em 449 quarteirões. No interior, Rio Pardinho, Boa Vista, Pinheiral e Monte Alverne serão vistoriadas.


Com os resultados obtidos, o município consegue fazer a avaliação das atividades já desenvolvidas e o redirecionamento das ações de controle do vetor, além de identificar os depósitos mais utilizados para a postura dos ovos. Conforme a Vigilância Sanitária, estima-se aumento de infestação de mosquitos devido às chuvas das últimas semanas e do aumento da temperatura.