Início Geral Dnit autoriza primeira fase da duplicação da BR-471

Dnit autoriza primeira fase da duplicação da BR-471

Foto: Divulgação/RJ
Representantes dos órgãos estiveram reunidos em
Porto Alegre para dar andamento aos trâmites da obra

Um encontro entre representantes da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na manhã dessa terça-feira, 10, em Porto Alegre, selou a aprovação da primeira fase do projeto de duplicação da BR-471. O município foi representado pelo secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), Valmir José dos Reis; e os coordenadores dos departamentos de Fiscalização de Trânsito, Cassiano Rauber, da mesma pasta, e de Projetos Urbanos e Obras Públicas, da Secretaria de Planejamento e Orçamento, Daniel Feuerharmel. Em nome do órgão federal participaram os engenheiros Carlos Vieira e Marcos Ribeiro.


A prefeita Helena Hermany (Progressistas) recebeu a notícia com grande alegria. A duplicação é um projeto desejado há muitos anos pela população e extremamente necessária para o desenvolvimento do município. A chefe do Executivo exaltou a colaboração da Associação de Entidades Empresariais (Assemp), que arcou com todo o investimento para a elaboração do projeto, após campanha junto a empresas locais. “Com essa importante parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada, estamos criando as condições para que Santa Cruz siga crescendo, gerando emprego e renda para nossa população”, frisou Helena.


O secretário Reis destacou que a aprovação do projeto demonstra o empenho da gestão municipal em buscar soluções para as questões da mobilidade a partir de obras estruturantes. A primeira etapa da obra contempla o trecho da BR-471 que vai do Trevo do Gaúcho Diesel até a Rua Coronel Oscar Jost. “É uma obra estruturante, em uma área com um gargalo grande, que atinge o Distrito Industrial. Vai modernizar todo o entorno, desafogando o trânsito na região”, previu Reis.

PROJETO

A duplicação da BR-471 na zona urbana de Santa Cruz totaliza 9 km, desde o entroncamento com a RSC-287 (Gaúcho Diesel) até o Distrito Industrial. Essa parte da rodovia foi municipalizada em 2014. A obra permitirá melhor escoamento da produção das empresas instaladas na região, com mais segurança e trafegabilidade para todos que transitarem pela pista.


O vice-prefeito de Santa Cruz e secretário municipal de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell (Progressistas), revelou que o Executivo está empenhado para conseguir lançar a licitação para a obra ainda nesta semana. Ele estima que a primeira fase da duplicação atinja o valor de até R$ 27 milhões – mas o montante pode ser ainda maior. “Este é um projeto de grande urgência para a nossa cidade, que trará impactos positivos para a nossa economia e a segurança no trânsito da região”, enfatizou.