Início Geral Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente

Uma data para lembrar da preservação dos recursos naturais

No dia 5 de junho celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data surgiu em dezembro de 1972 durante a Assembleia Geral das Nações Unidas na Conferência de Estocolmo, ocorrida na Suécia. O tema central do encontro foi o Ambiente Humano. A partir desse evento, todos os anos, nesse mesmo dia, diversas organizações da sociedade civil lançam manifestos e tomam medidas para relembrar o público geral da necessidade de preservação do meio ambiente.


Como foco, a data mundial traz a conscientização de se preservar o Meio Ambiente e chamar a atenção para o impacto das ações de degradação. Não basta separar o lixo ou plantar uma árvore, se torna necessário realizar campanhas que mostrem a necessidade de mudanças urgentes e que reflitam nos hábitos de vida diários. É de suma importância que cada um faça sua parte para que possamos mudar a realidade em que vivemos com o meio ambiente cada vez mais degradado.


O meio ambiente refere-se ao conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que cerca os seres vivos, influenciando-os e sendo influenciado por eles. Pode ser entendido também como o conjunto de condições que permitem abrigar e reger a vida em todas as suas formas – os ecossistemas que existem na Terra.
No Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) estabelecida pela Lei Nº. 6.938, de 31 de agosto de 1981, e regulamentada pelo Decreto nº 99.274, de 6 de junho de 1990, define meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.


O aquecimento global está sendo estudado por um grande número de cientistas, que estão cada vez mais preocupados com os seus efeitos potenciais a longo prazo em nosso ambiente natural e no planeta. De especial preocupação é a mudança climática e o aquecimento global causados por fatores antrópicos, como a liberação de gases do efeito estufa, mais notavelmente o dióxido de carbono, que podem interagir e ter efeitos adversos sobre o planeta, seu ambiente natural e a existência humana.


Esforços têm sido focados na mitigação dos efeitos dos gases de estufa, que estão causando mudanças climáticas, e no desenvolvimento de estratégias de adaptação para o aquecimento global, para ajudar humanos, espécies de animais e plantas, ecossistemas, regiões e nações a se adequarem aos efeitos deste fenômeno. O ambientalismo é um largo movimento político, social, e filosófico que advoga várias ações e políticas com interesse de proteger a natureza que resta no ambiente natural, ou restaurar ou expandir o papel da natureza nesse ambiente.

Objetivos geralmente expressos por cientistas ambientais incluem:

  • Redução e limpeza da poluição, com metas futuras de poluição zero;
  • Reduzir o consumo pela sociedade dos combustíveis não-renováveis;
  • Desenvolvimento de fontes de energia alternativas, verdes, com pouco carbono ou de energia renovável;
  • Conservação e uso sustentável dos escaços recursos naturais como água, terra e ar;
  • Proteção de ecossistemas representativos ou únicos;
  • Preservação de espécie em perigo ou ameaçadas de extinção;
  • O estabelecimento de reservas naturais e biosferas sob diversos tipos de proteção, e a proteção da biodiversidade e ecossistemas nos quais todos os homens e outras vidas na Terra dependem.

Ciclos biogeoquímicos

Um ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado por componentes bióticos (seres vivos) e abióticos (ar, água, solo) da biosfera e, às vezes, pode se acumular durante um longo período de tempo em um mesmo lugar. É por meio dos ciclos biogeoquímicos que os elementos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta.
Os mais importantes são os ciclos da água, oxigênio, carbono, nitrogênio e fósforo.

  • O ciclo do nitrogênio é a transformação dos compostos contendo nitrogênio na natureza.
  • O ciclo da água é o contínuo movimento sobre e abaixo da superfície da Terra. A água pode mudar de estado entre líquido, vapor e gelo em suas várias etapas.
  • O ciclo do carbono é o ciclo biogeoquímico no qual o carbono é passado entre a biosfera, pedosfera, geosfera, hidrosfera e a atmosfera.
  • O ciclo do oxigênio é o movimento do oxigênio dentro e entre os três maiores reservatórios: a atmosfera, a biosfera e a litosfera. O principal fator do ciclo do oxigênio é a fotossíntese, que é responsável pela composição atmosférica e pela vida na Terra.
  • O ciclo do fósforo é o movimento do fósforo pela litosfera, hidrosfera e biosfera. A atmosfera não possui um papel significativo no movimento do fósforo porque o fósforo e componentes fosfóricos são normalmente sólidos nos níveis mais comuns de temperatura e pressão na Terra.