Início Educação Jovens de escolas municipais serão líderes

Jovens de escolas municipais serão líderes

EVERSON BOECK
[email protected]

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) dentro do Comitê Intersetorial de Combate às Drogas está elaborando o projeto denominado “Escola de Líderes”, que acolherá 44 alunos de 21 escolas da rede municipal de ensino. Estes, selecionados em suas escolas, participarão de uma série de encontros aos sábados até o final do ano onde receberão um curso para serem líderes em suas comunidades.
Conforme a coordenadora do projeto, a pedagoga Patrícia Marques da Silva, a ideia é formar jovens multiplicadores. “Após o término da Escola de Líderes, estes educandos irão multiplicar o conhecimento recebido aos seus colegas, vizinhos e amigos, formando uma verdadeira ‘corrente da cidadania’”, enfatiza.
Segundo a coordenadora, a ideia da iniciativa surgiu a partir do conhecimento do projeto através do defensor público Igor Menini da Silva, que havia desenvolvido a atividade em outros municípios do Estado. “Ficamos sabendo que a Escola de Líderes estava sendo realizada em Venâncio Aires por este defensor público e estava dando muito certo. Nos informamos melhor sobre o mesmo e percebemos que vinha ao encontro de nossas necessidades e adaptamos para nossa realidade”, relata.
Os primeiros encontros com os realizadores do projeto já estão acontecendo. Na tarde da última quinta-feira, 13, na Smec, foi a vez da apresentação da atividade aos futuros Preceptores (pessoas que vão desenvolver as atividades com os alunos). A aula inaugural está prevista para o dia 6 de outubro.

COMO VAI FUNCIONAR

Os alunos selecionados da rede municipal em suas respectivas escolas vêm para Smec fazer o curso para serem líderes em suas comunidades ou escola. Este curso será ministrado por pessoas quem têm relevância na sociedade, que possuam uma história de vida de superação que possam ser exemplos a eles. Essas pessoas serão chamadas de Preceptores e terão uma turma de dez ou onze alunos.
Cada dois preceptores serão responsáveis por um grupo de 11 educandos, sendo para isso um total de 4 turmas e de 8 preceptores fixos. Nestes encontros, aos sábados pela manhã, serão desenvolvidos temas como ética, cidadania, saúde, pluralidade cultural, entre outros. Os encontros serão datas específicas, sempre aos sábados pela manhã.
A secretária municipal de Educação, Ana Aranda, lembra que, para que os alunos possam disseminar o conhecimento e as experiências adquiridas e, com isso, o projeto alcance maior êxito, durante o desenvolvimento da iniciativa haverá atividades no contexto destes jovens. “Sugerimos atividades (educacional, lúdica, esportiva, etc…) realizadas na escola e na comunidade onde estes adolescentes vivem, tudo com o apoio da Orientadora Educacional, Agente de Saúde e o Preceptor”, comenta. Além disso, segundo a secretária, serão criados espaços para que os pais participem do projeto.
Esses preceptores, segundo a coordenadora do projeto, a pedagoga Patrícia Marques, sendo responsáveis pelas turmas, decidirão como desenvolver o encontro. “Eles podem convidar alguém para conversar com a turma, fazer um passeio e trabalhar de diversas outras formas”, explica.
O preceptor deve ter a capacidade de integrar os conceitos e valores, ajudando os alunos na formação e na maneira de desenvolver estratégias factíveis para resolver os problemas cotidianos. O preceptor tem além da função de ensinar, aconselhar, inspirar e influenciar o desenvolvimento dos seus educandos, deve servir de modelo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e, ainda, auxilia na formação ética durante determinado período de tempo.

FOTOS: EVERSON BOECK

Apresentação aos preceptores, que irão preparar os jovens,
aconteceu na tarde da última quinta-feira


Patrícia: “Educandos irão multiplicar o
conhecimento recebido”


Ana: “Serão criados espaços para que os pais
participem do projeto”