Início Geral “Maior desafio é não poder atender os santa-cruzenses na plenitude de seus...

“Maior desafio é não poder atender os santa-cruzenses na plenitude de seus anseios”

Titular da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, Valdir Bruxel aponta metas e ações realizadas pela pasta

Luciana Mandler
[email protected]

Estar à frente de uma secretaria exige muita responsabilidade e conhecimento. Imagina quando a pasta comporta mais de uma área. É o caso da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, que tem como titular Valdir Bruxel. Para ele, atuar nas três áreas é desafiador e motivador por ser algo novo, uma vez que está sendo sua estreia no serviço público, mas cujas áreas e atividades são de seu conhecimento.

“Está sendo somente uma adequação às normas e exigências específicas ao setor. Por outro lado, confesso que se não tivesse a importante distribuição das tarefas das três áreas distintas, com o apoio dos diretores da área de Habitação, Ângela Saraiva; Desenvolvimento Social, Priscila Froemming; e Esporte, Guilherme Eich, certamente seria muito pesada a tarefa de ser titular de uma secretaria de suma importância para o Município”, sublinha.

Valdir Bruxel é natural de Arroio do Meio, tem 64 anos, e se considera um homem simples, com grande alma voluntária de querer ajudar a todos, mas com firme olhar gestor em administração. Sua carreira profissional iniciou bem antes do serviço militar, com 14 anos, e após teve passagem em empresa fumageira, no comércio e por fim, com empresa individual no ramo de serigrafia, brindes em geral.
É rotariano com mais de 28 anos de associação às causas voluntárias e teve importante papel junto ao Rotary quando foi governador do Distrito 4680, na gestão 2011/2012. Também foi agraciado com o título de Cidadão Santa-cruzense pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, em 2012.

Participou de diversas entidades, dentre as quais destaca o Sincotec/Varp, como presidente na gestão 2016/2018; Assemp, como vice-presidente administrativo financeiro na gestão 2017/2018; Banco de Alimentos de Santa Cruz do Sul, como presidente na gestão 2014/2018; e Federacon, como vice-presidente na gestão 2019/2021.

Na gestão da prefeita Helena Hermany e do vice Elstor Desbessell, Valdir Bruxel está tendo a missão de manter e pensar ações que auxiliem no desenvolvimento do Município, mas também contribuam para o bem-estar da comunidade, através da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte. Você, leitor irá conferir a seguir, através da entrevista com o secretário Bruxel, um pouco mais sobre as três áreas, metas e ações que serão desenvolvidas ao longo desta gestão. A exemplo, as entregas de casas populares por meio da Habitação; implantação de serviços que auxiliem famílias em situação de vulnerabilidade social e que necessitem assistência, através do Desenvolvimento Social; e acesso ao esporte como ferramenta de inclusão, saúde e bem-estar, socialização e lazer, por meio da pasta. Para Bruxel, o maior desafio frente às três áreas é de não poder atender a população santa-cruzense na plenitude de seus anseios.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Riovale Jornal: No que se refere ao Desenvolvimento Social, quantas ações em prol a quem precisa o Município realiza? Quais ações são essas?

Valdir Bruxel: O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. O Município atualmente possui três unidades: Cras Beatriz Frantz Jungblut, Cras Integrar e Cras Central (que ainda conta com o serviço de Equipe Volante, desenvolvendo ações nas localidades de Alto Paredão, Boa Vista, Monte Alverne e Rio Pardinho, como forma de aproximar os serviços da assistência social da população que reside em localidades mais distantes. Também é disponibilizado o Cadastro Único dos Programas do Governo Federal).

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários, é ofertado de forma contínua e permanente de segunda a sexta-feira, no turno inverso ao da escola. O Município oferta os seguintes centros de SCFV: Aliança, Beatriz, Beckenkamp, Bom Jesus, Esmeralda, Faxinal, Margarida, Santuário, Schultz e Viver Bem.

Além das unidades do SCFV, o Município disponibiliza a oferta de alimentação para a população em situação de vulnerabilidade social, através da concessão do benefício eventual de cestas básicas, e também diretamente nas cozinhas comunitárias, que são equipamentos de segurança alimentar e nutricional – que consiste no acesso a uma alimentação adequada e saudável – por meio da produção e oferta de refeições, de forma gratuita para a população em vulnerabilidade social referenciada pelos CRAS, conforme segue: Cozinha Comunitária Santa Vitória, Cozinha Comunitária Margarida Aurora, Cozinha Comunitária Bom Jesus, Cozinha Comunitária Imigrante, Cozinha Comunitária Faxinal, Ponto de Distribuição Alimentação Progresso e Ponto de Distribuição Alimentação Beckenkamp.

Campanha do Agasalho: atividade de doação de roupas e agasalhos que ocorre durante todo o ano, junto a SEHASE, nos Cras e também nas sub-prefeituras. Além desses serviços, o Município desenvolve o “Projeto Orquestra Melodia dos Anjos”, executado por meio do “Programa de Erradicação do Trabalho Infantil” (PETI); “Projeto de Intervenção de Trabalho Técnico Social – Residencial Viver Bem”; “Projeto Mão na Massa”, “Projeto de Intervenção de Trabalho Técnico Social – Residencial Santo Antônio do Sul”, “Projeto Protagonismo Juvenil: fortalecendo vínculos e prevenindo a violência” e “Programa Acessuas Trabalho, Oficina Gente que Costura Amor”, ofertada pelo Cras Beatriz.

Outrossim, aliado aos serviços acima mencionados, o Município atende também situações de maior complexidade, através: Creas Acolher – Centro de Referência Especializado de Assistência Social: atende indivíduos e famílias em situação de direitos violados. Centro-Dia: unidade especializada que atende adultos com deficiência que não têm autonomia e dependem de outras pessoas. As famílias dessas pessoas também são atendidas no Centro-Dia, serviço ofertado junto à Apae, através de Termo de Convênio, e Albergue Municipal.
Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher: oferta atendimento e escuta sigilosa e respeitosa de mulheres que necessitam ajuda em relação à violência doméstica, com apoio e orientação quanto às diligências relacionadas ao fato. Além de articular a rede para a prevenção e promoção da cidadania e efetividade dos direitos das mulheres. Ainda, quando necessário, acolhimento da mulher, com filhos menores de 18 anos (caso tenha), protegida através da Medida Protetiva (pedido feito com Boletim de Ocorrência), junto à unidade de Acolhimento Institucional para mulheres em situação de violência.

Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes: a instituição oferece acolhimento, cuidado e espaço de desenvolvimento para grupos de crianças e adolescentes em situação de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de exercerem a função protetiva.

Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias: acolhimento provisório com estrutura para acolher pessoas e grupos familiares com privacidade. É previsto para pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de se sustentarem. No período do inverno, o Albergue Municipal funciona de forma ininterrupta, ou seja, 24 horas por dia.

Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas com Deficiência: residências inclusivas, que atendem jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, prioritariamente beneficiários do “Benefício de Prestação Continuada” (BPC), que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar e/ ou que estejam em processo de desinstitucionalização de instituições de longa permanência. O Município conta com duas unidades de Residência Inclusiva, serviço executado pelo Hospital Ana Nery, através de Termo de Convênio.

Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos: acolhimento para idosos com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e/ou com diversos graus de dependência. É previsto para idosos que não dispõem de condições para permanecerem com a família, com vivência de situações de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos. Esse serviço é executado pela Asan, por meio de compra de vagas pelo Município, através de Termo de Convênio.

Riovale: A prefeita Helena Hermany sempre foi conhecida por estar muito envolvida com as questões sociais do Município. Quais as ações futuras previstas para ajudar quem mais precisa? Algum projeto inovador previsto?

Bruxel: Entre as ações e projetos previstos, encontram-se:
| “Oficina de Costura e Arte”, junto ao Cras Integrar a partir do mês de agosto deste ano;

| Implantar o “Programa Santa Cruz Qualifica”: busca a ampliação de fatores de proteção para prevenção da violência, evasão escolar e qualificação profissional, com intuito de promover a autonomia financeira, com redução da vulnerabilidade social e melhoria da qualidade de vida, atuando na sequência das ações do Programa “Acessuas Trabalho”, além de promover a inserção dos usuários ao mundo do trabalho, com oferta de cursos de qualificação e direcionamento a vagas de trabalho nas empresas do Município;

| Implantar o “Programa de Aquisição de Alimentos” (2021/2024): visa o incentivo à agricultura familiar e distribuição de alimentos saudáveis, conforme estabelece o Comsea e os planos instituídos pela Caisan.

| “Campanha Natal Fraterno”, que busca inserir todas as crianças e adolescentes atendidos nos serviços do Município, e suas famílias em atividades de convívio familiar e comunitário.

Riovale: Atualmente, qual o maior desafio no setor de Desenvolvimento Social?

Bruxel: Na atual conjuntura, um dos maiores desafios que se coloca à política pública de assistência social e também a outras políticas públicas é garantir os mínimos sociais para a população, como direito à alimentação, saúde, acesso à moradia digna e renda, profissionalização, inserção ao mercado de trabalho, entre outros, demandas essas que se intensificaram durante a pandemia. Pensar políticas públicas que venham ao encontro da proteção e garantia de direitos, agindo de forma preventiva, evitando o agravamento das situações e ocorrência de violações de direitos das mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência, público esse de maior vulnerabilidade.

Em decorrência das demandas oriundas da pandemia, o Município de Santa Cruz do Sul, assim como tantos outros do País, aderiram ao financiamento promovido pela Lei Complementar 173/2020, que por sua vez impôs ao Município grandes restrições orçamentárias e engessamento da gestão financeira dos recursos municipais.

Sopão Solidário do Bairro Bom Jesus (Crédito: Divulgação)

HABITAÇÃO

Riovale: Na Habitação, quais as ações previstas para este ano? E quais os planos ao longo desta gestão para a área? Ainda, sabemos da importância da entrega das casas populares a famílias carentes. Há outros projetos que contemplem famílias de baixa renda, além das unidades dos Loteamentos Santa Maria I e Mãe de Deus?

Valdir Bruxel: Além da entrega das 447 casas do Programa Federal Casa Verde e Amarela, referente aos Loteamentos Santa Maria I (163 residências) e Loteamento Mãe de Deus (284 residências), teremos um grande trabalho no Plano de Recuperação nas áreas originárias destas famílias que foram contempladas neste programa.

Paralelamente, teremos que executar o Plano de Recuperação de outras áreas, tais como a Reurb Bom Jesus/ PAC/ Pró-Moradia – Matrícula 48.264, contemplando 300 unidades habitacionais, Reurb Nova Morada, Reurb Eucaliptos, Reurb Rádio e Reurb Loteamento Torrano.

Estaremos também procedendo levantamentos e orçamentos para implantação do Loteamento Santa Maria II, contemplando mais 142 moradias.

Estamos procedendo a adesão ao Programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal, que contempla Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional, cujas regulamentações ainda não foram disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal.

ESPORTE

Riovale: No setor de Esporte, quais as metas para esta gestão?

Bruxel: A Prefeitura Municipal tem como um dos pilares e objetivo muito claro oferecer a toda comunidade acesso ao esporte como ferramenta de inclusão, saúde e bem-estar, socialização e lazer. Para tanto, todas as praças esportivas do Município passarão por revitalização e modernização, a fim de incentivar através de espaços adequados a prática do esporte, com acessibilidade a todos, bem como qualificar ainda nossos atletas e agremiações, amadores e profissionais. Ainda, criar novos projetos, além de ampliar os já existentes, voltados para as mais diversas faixas etárias e finalidades, da criança ao idoso, da recreação e lazer à socialização e, até mesmo, possibilitar uso do esporte como projeção de vida, firmando convênios com escolas técnicas, capacitando assim crianças e jovens da nossa cidade.

Riovale: Em abril deste ano, a Prefeitura revitalizou a praça e quadra esportiva do Bairro Bom Jesus. O plano de recuperação desses espaços é um compromisso da atual gestão. Quando as demais praças e quadras esportivas, dos demais bairros serão revitalizadas? Há um cronograma? Se sim, qual é?

Bruxel: A praça do Bairro Santa Vitória está sendo totalmente revitalizada e modernizada, inclusive com a construção de uma Pump Track (é um tipo de pista que consiste em percurso com “lombadas”, que possibilitam a aceleração da bicicleta sem o uso dos pedais), a primeira pública da região. A Pump Track é diferenciada justamente por abranger todas as modalidades de esportes com rodas e, até mesmo, pode ser utilizada por quem anda em cadeira de rodas. A técnica de Pump ajuda na consciência corporal para se adaptar às condições do terreno, absorvendo impactos e promovendo aceleração com menor energia nas trilhas. Até o final desta gestão, mais 28 praças passarão por melhorias em todos os bairros e também no interior do Município, além de criação de quatro novas praças esportivas.

Riovale: Através de incentivos federais é possível angariar recursos? Para incentivar a prática de esporte e os benefícios que ele traz, quais os projetos que a pasta tem em andamento para aplicar em Santa Cruz do Sul?

Bruxel: Neste tópico duas linhas de ação do Departamento de Esportes. Uma no que tange à participação e estruturação da Central de Projetos do Município. Outra está sendo trabalhada e buscando ser viabilizada internamente com os colaboradores diretos do setor, isto é, a criação de uma comissão de projetos interna, a fim de auxiliar entidades do Município na confecção e encaminhamento de projetos para captação de recursos através da Lei de Incentivos Fiscais.

Riovale: A Prefeitura, através da secretaria tem um projeto de fazer uma nova pista ou remodelar a do Parque da Oktoberfest. Como está o projeto? Deve sair do papel? O que será feito?

Bruxel: A pista atlética municipal será totalmente remodelada e qualificada, visando atender ao grande número de atletas municipais e a qualificação dos mesmos. Temos atletas de todas as horas. A ideia é que as obras se iniciem ainda este ano.

Riovale: Também há intenção de revitalizar o campo da Oktoberfest, com gramado sintético e arquibancada. Como está esse projeto? Deve sair do papel este ano? Devem ser utilizados recursos próprios ou se pretende buscar?

Bruxel: O Campo de Futebol Municipal passará por grande reestruturação. Está na fase de projeto e, até o final do mês deveremos ter condições de avaliar e definir se será colocada grama sintética ou será trocado o gramado por grama nova e natural. O projeto será viabilizado com recursos próprios e deverá começar a ser executado ainda este ano. Ainda, as quadras poliesportivas internas do Parque da Oktoberfest deverão passar por revitalização, bem como deverá ser construída uma Pump Track ao lado do complexo de BMX.

Riovale: Como está a questão do campo sintético no local das piscinas do Bairro Bom Jesus?

Bruxel: As finalizações das obras de vestiários estarão sendo retomadas assim que tivermos os orçamentos finais e o projeto do campo sintético sendo montado para posterior execução.

Riovale: Com a questão da pandemia, como estão os eventos esportivos? Competições podem ocorrer?

Bruxel: Ainda não fomos procurados por nenhuma entidade ou liga, porém, algumas competições já podem acontecer de acordo com os decretos. Esperamos que Lifasc e outras competições do nosso Município retomem ainda este ano, desde que exista segurança sanitária para nossos cidadãos.