Início É Tudo Nosso Meio Ambiente: escola de Gramado Xavier concorre ao Prêmio ANA 2023

Meio Ambiente: escola de Gramado Xavier concorre ao Prêmio ANA 2023

Projeto nasceu da parceria do Verde é Vida, programa de educação socioambiental e rural da Afubra

Luciana Jost Radtke
Recuperação de nascente em Gramado Xavier reúne alunos e comunidade

A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Moré, da localidade de Pinhal Novo, em Gramado Xavier, inscreveu o Projeto Herdeiros das Águas – recuperação de nascentes, no Prêmio ANA 2023: as melhores ideias para cuidar das águas e do saneamento básico no Brasil. O projeto nasceu da parceria do Verde é Vida, programa de educação socioambiental e rural da Afubra, com a escola que trabalha o tema ambiental em sala de aula e também em oficinas.
Junto ao trabalho pedagógico, o Grupo Ambiental Camboatá, sob a coordenação da professora Eliane Jandrey, criou o viveiro florestal da escola para, além da produção de mudas de espécies nativas, ser um laboratório para aliar aulas teóricas à prática. “A partir da ideia do viveiro, pensamos na recuperação das nascentes no nosso município”, explica Eliane.
“Com a parceria da Afubra, plantamos 200 mudas na primeira etapa. Sabemos que é um trabalho lento, mas estamos animados”, comemora a professora ao revelar que, para os próximos plantios, a expectativa já é utilizar mudas do viveiro da escola.
O plantio foi coordenado pelo engenheiro florestal Juarez Pedroso Filho, gerente de Produção Agroflorestal da Afubra. Ele explicou sobre espaçamento e cuidados no momento do plantio e da importância de reunir espécies diferentes para uma melhor preservação do entorno da nascente. “É muito bom ver a preocupação de uma comunidade que, apesar de contar com uma boa cobertura verde, se preocupa com a água e toma atitudes para recuperar as suas nascentes. Onde tem floresta, tem água, e onde tem água, tem produção; e precisamos refletir sobre essas boas práticas na agricultura e na pecuária”.
O Projeto Herdeiros das Águas pretender recuperar quatro nascentes do município de Gramado Xavier até 2024. A primeira etapa ocorreu em 19 de outubro, com o plantio de 200 mudas de 15 espécies nativas na nascente do arroio dos Francos, na localidade de Três Léguas, na propriedade de Nilson e Vera Jandrey e de Mara Rodrigues. As próximas duas nascentes estão na propriedade de Lori Janes, do arroio Lajeado Simões e do arroio Palmeiras. A quarta nascente é a do arroio Manjolo.
O coordenador geral do Verde é Vida, Adalberto Huve, também comemora mais esta ação de parceria com uma escola e produtores rurais. “É imprescindível que nossas ações de preservação ambiental caminhem sempre juntas. É gratificante ver crianças e jovens aprendendo sobre a importância da produção sustentável.”
A nascente que está em recuperação fica numa propriedade de 122 hectares com 30% de mata nativa). O carro-chefe é a produção de 60 mil pés de tabaco, seguido pela receita vinda do arrendamento de 55 hectares para a produção de soja. Além disso, contam com gado de corte e a produção de subsistência. Nilson é associado da Afubra desde 1993. A esposa é professora em Barros Cassal.
Nilson conta que a propriedade é herança e que o sogro já alertava para a localização da nascente e necessidade de preservação. “Quando a escola nos procurou e propôs a recuperação, logo aceitamos, pois viemos já de 3 anos de seca”, destaca o produtor, ao explicar que a recuperação ocupará cerca de um hectare.
O Projeto, além da Afubra, da escola João Moré e dos proprietários, conta com a parceria da Prefeitura de Gramado Xavier, escritório municipal da Emater e do Sicredi.

Reconhecimento para cuidados com a água

Em sua 8ª edição, o Prêmio ANA 2023 busca reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso sustentável dos recursos hídricos e para soluções voltadas à melhoria e ampliação dos serviços públicos de saneamento básico, visando ao desenvolvimento sustentável do Brasil.
Realizado há 17 anos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, é a mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil e já contabilizou mais de 2,9 mil trabalhos inscritos, tendo premiado 48 projetos de todas as regiões do Brasil que se destacaram pela sua contribuição ao desenvolvimento do país a partir de boas práticas no cuidado de suas águas.
A comissão julgadora selecionará três iniciativas finalistas e a vencedora de cada uma das dez categorias. Os finalistas serão conhecidos em 19 de outubro deste ano e os vencedores anunciados em novembro de 2023.