Início Geral Órgãos de segurança pública apresentam indicadores regionais

Órgãos de segurança pública apresentam indicadores regionais

Foto: Ana Souza
Comandante Geral da Brigada Militar, coronel Claudio dos Santos Feoli
esteve presente na apresentação dos dados regionais

Ana Souza
[email protected]

As forças de segurança pública realizaram uma ação conjunta para divulgar os índices criminais e dados operacionais do último quinquênio, referentes à região do Vale do Rio Pardo. Em reunião no auditório da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) na manhã de quarta-feira, 16, foram apresentados os relatórios da Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul – Vale do Rio Pardo, da Susepe, Polícia Civil, Bombeiros e Instituto Geral de Perícias. Na oportunidade, estiveram presentes o comandante geral da Brigada Militar, coronel Claudio dos Santos Feoli, o subcomandante-geral, coronel Douglas da Rosa Soares, e demais autoridades civis e militares.


Na oportunidade, o comandante regional do Vale do Rio Pardo, tenente-coronel Giovani Paim Moresco, apresentou os indicadores de segurança pública regionais no período de 2017 a 2021. Nos sete itens apresentados, todos tiveram redução de criminalidade. Homicídio doloso (queda de 40%: de 124 para 75); roubos a estabelecimentos comerciais, financeiros e de ensino (48%: de 292 para 151); roubos a pedestre (55%: de 547 para 246); roubos a residências (40%: de 126 para 76); roubos a veículos (63%: de 107 para 40); furto abigeato (10%: de 525 para 470) e furto de veículos (70%: de 890 para 265). Destacou-se a realização de 20.636 prisões; apreensão de 769 armas; confecção de 7.884 Termos Circunstanciados (TC) e recuperação de 1.707 veículos.
A Patrulha Maria da Penha contabilizou 2.490 pessoas cadastradas em situação de vulnerabilidade e 7.466 certidões confeccionadas relativas às medidas protetivas. Na área da educação, a Patrulha Escolar realizou 336 palestras e reuniões com 19.632 visitas nas redes públicas e particular. A Patrulha Comunitária visitou 5.118 propriedades e 2.100 estabelecimentos comerciais e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência formou 11.885 alunos.


Sete indicadores perfazem a ação da Brigada Militar diariamente, frisou o comandante Moresco. “Realizamos um trabalho intenso, o que refletiu na redução dos indicadores nos últimos cinco anos. Aliamos às ações de visibilidade, com barreiras e pontos bases em locais estratégicos em cada município da região do Vale do Rio Pardo. Ações de repressão qualificada, através da polícia ostensiva com o apoio da inteligência policial, em consonância com as demais instituições da Segurança Pública. Queremos ofertar um serviço digno que nossa comunidade merece”.


Divulgar os indicadores é obrigação das forças de segurança, destacou o coronel Claudio dos Santos Feoli. “Devemos levar ao conhecimento da comunidade estes números que mostram a redução dos índices criminais. Estes dados só são obtidos com efetiva integração entre as forças de segurança que fazem um trabalho cotidiano junto às pessoas, elas merecem saber qual o resultado obtido. Aproveito para salientar que teremos um novo comandante no CRPO e dizer que o tenente-coronel Moresco irá corresponder a todas as expectativas, não só institucionais, mas também as questões da comunidade”.

Polícia Civil


Durante a apresentação dos indicadores da Polícia Civil, o delegado regional Luciano Menezes salientou que 95% dos crimes graves foram solucionados e 100% das representações por prisões deferidas pelo Poder Judiciário. O quadro funcional na região conta com 139 policiais, sendo 12 delegados e 127 agentes. Presença em 24 municípios, 20 delegacias instaladas, sendo sete em Santa Cruz. O efetivo conta com 75 viaturas, com a previsão para as próximas semanas da chegada de duas Toyota Hilux, semiblindadas, e que serão entregues pelo Estado à Polícia Civil. Uma para a Delegacia Regional e outra para a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). “Temos uma sinergia muito forte com a integração dos órgãos de segurança. Todos somos servidores públicos e estamos aqui para servir a comunidade. Os números apresentados mostram a sensação de segurança pública nos municípios que compõem o Vale do Rio Pardo. Isso demonstra que estamos no caminho certo. Temos compromisso com a comunidade e muito respeito entre todas as instituições de segurança”, destacou Menezes.

Susepe


A delegada Samantha Longo, da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), frisou que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), subordinada à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SISPS), traz como missão promover a inclusão social das pessoas privadas de liberdade. Fazem parte da estrutura da 8ª DPR, com sede em Santa Cruz do Sul e que abrange os vales do Rio Pardo e Taquari, o Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico; a Penitenciária Estadual de Venâncio Aires e os presídios de Arroio do Meio, Cachoeira do Sul, Candelária, Encantado, Encruzilhada do Sul, Lajeado, Rio Pardo (desativado), Sobradinho, além dos presídios Estadual Feminino de Lajeado Miguel Alcides Feldens e o Regional de Santa Cruz do Sul. Atualmente, a capacidade de engenharia chega a 1.575 apenados, sendo a população carcerária de 2.486. “Contamos com 381 servidores. Nossa competência administrativa é 15 comarcas e 62 municípios. Somos 11 unidades físicas e uma virtual com o monitoramento. De 2019 para 2022 houve ampliação das vagas de trabalho laboral em Santa Cruz. O número aumentou de 73 para 114 apenados exercendo atividades. O trabalho prisional na 8ª DPR também aumentou de 798 para 840. São contabilizados a remição, trabalhos externos com carteira assinada e sem carteira assinada (autônomo), artesanato e termos de convênios. Também ofertamos qualificação, somos pioneiros ao assinar o termo de cooperação para bolsa de graduação aos apenados. Quanto às ações em 2021, foram apreendidos 79 celulares em 17 operações de revistas. Como metas visamos a instalação do Canil Regional com sede em Candelária e a reforma e inauguração do projeto regional direcionado ao recolhimento humanizado de apenadas sendo referência no Vale do Rio Pardo. Abrangerá Sobradinho, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul”.

6º BBM


Os dados do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, de Santa Cruz do Sul, foram apresentados pelo subcomandante, major Joel Dittberner. O batalhão é formado pela 1ª Cia em Santa Cruz do Sul e a 2ª Cia em Venâncio Aires. O efetivo conta com bombeiros militares, bombeiros militares temporários, civis e voluntários que de forma comunitária atuam em Vera Cruz, Encruzilhada e Encantado. A atuação abrange 56 municípios com aproximadamente 956 mil pessoas. São 21 km² de área, englobando o Vale do Rio Pardo e Taquari e uma parte da região central. “Estamos captando recursos para oferecer ainda mais qualidade em serviços para a comunidade. Buscamos adquirir três viaturas para combate a incêndios que serão destinadas para Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Encruzilhada do Sul. Valor de R$ 948 mil cada. Três viaturas de resgate para trabalhos em todas as unidades em que atua o Corpo de Bombeiros e estarão localizadas em Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Encruzilhada do Sul. Valor por unidade R$ 330 mil. Contamos com recursos oriundos de convênios com o Estado e o Município e apoio da comunidade. Este mês estamos no Sistema On Line (SOL), que faz os licenciamentos, sem a necessidade de deslocamento até uma unidade da corporação. Cerca de 100% dos nossos planos de prevenção serão feitos de forma eletrônica”.

IGP


Indicadores foram apresentados pelo diretor regional, perito criminal Maiquel Luís Santos, do Instituto Geral de Perícias (IGP). A mais nova de todas as instituições está vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Existe como órgão autônomo desde 1989, com atual nomenclatura desde 1997. Atuação em 57 municípios. “Somos o órgão oficial de perícia criminal do Estado, responsável pelas provas técnicas dos inquéritos policiais. Compete ao IGP as perícias criminalísticas (locais de crimes e exames) e perícias médico-legais (necrópcias e exames em vivos e cadáveres). Também os serviços de identificação criminal e civil. Além dos departamentos técnicos e administrativos, conta com os de execução de criminalística, identificação, médico-legal, perícias laboratoriais e perícias do interior ao qual somos vinculados com 10 coordenadorias regionais. A partir de novembro de 2018 é que surgiu o Posto de Criminalística em Santa Cruz, com a melhor estrutura do Estado, junto ao Centro Integrado de Segurança Pública no Município. Desde que nos instalamos já atendemos, em âmbito regional, 152 acidentes com morte, 542 locais de crimes, inúmeras perícias de vários âmbitos, 1.435 laudos em cerca de quatro anos. Em média, o IGP fez 3.876 atendimentos clínicos e 838 necrópsias. Fizemos, nestes 4 anos, a confecção de 30.610 carteiras de identidade, com os municípios coligados chegamos a mais de 53 mil. No total, foram cerca de 83 mil. Não temos um posto 24 horas, fazemos rodízio com Cachoeira do Sul. Queremos buscar a instalação da 10ª Coordenadoria Regional de Perícias em Santa Cruz do Sul e o primeiro laboratório de análises de drogas brutas do interior do Estado. Ainda visamos as instalações de um posto do Tudo Fácil, no Shopping Germânia, e do Centro de Referência Infanto-Juvenil, que faz atendimentos às crianças de mulheres vítimas de violência. Um projeto em parceria com o Hospital Santa Cruz, as Secretarias de Saúde de Santa Cruz e do Estado”.