Início Opinião Outro alimento é possível

Outro alimento é possível

No momento que mais uma vez é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, muitas atividades são realizadas em prol da segurança alimentar e nutricional, em vários países. Somos todos consumidores de alimentos e queremos ingerir alimentos cada vez mais saudáveis, muitas vezes, no entanto, equivocadamente buscamos por refeições rápidas, com pouca qualidade nutricional, altamente contaminada por agrotóxicos e aditivos químicos alimentares.
O tema definido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para 2012 é “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo”. Este assunto é discutido mundialmente e nos últimos anos tem sido tratado com muita seriedade e prioridade no Brasil e no Rio Grande do Sul, o que demonstra a contribuição da cooperação sustentável para o direito humano a alimentação adequada.
Em meio a uma procura crescente por mais saúde, nos deparamos com o dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aponta que 40% dos brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar. Este dado nos remete a informação que o agronegócio não atende as necessidades do povo, porque depende de agrotóxicos e o seu interesse está nas commodities mais atrativas no mercado.
Contrapondo a esse modelo tecnológico existem várias entidades que trabalham e acreditam que OUTRO ALIMENTO É POSSÍVEL, a partir da agroecologia e organização cooperativa, com produção de alimentos orgânicos, livres de adubos químicos, sem o uso de agrotóxicos e sem sementes transgênicas.
Atuo no Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – Capa há mais de 10 anos, num trabalho que já vem sendo realizado na região há mais de 30 anos, onde assessoramos grupos de agricultores nas áreas de produção de alimentos orgânicos, alimentação saudável, saúde preventiva, tendo por base os princípios do cooperativismo.
Como resultado deste trabalho, no ano de 2000 foi formada a Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas – Ecovale, com sede em Santa Cruz do Sul, que hoje conta com 54 agricultores(as) cooperados(as) que produzem alimentos orgânicos, saudáveis e nutritivos para vários consumidores em várias regiões dos Vales do Rio Pardo e Taquari e também para outros estados. Hoje a Ecovale também está comemorando, porque tem a sua proposta referendada pela FAO, afirmando a contribuição das cooperativas da agricultura familiar para alimentação do mundo, numa sociedade cada vez mais capitalista e individualista.
A Ecovale obteve grandes conquistas em 2012, com a certificação de produtos orgânicos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ampliação do fornecimento de alimentos orgânicos para a alimentação escolar em vários municípios da região.

*Nutricionista do Capa – Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor. Especialista em Nutrição Clínica: Fundamentos Metabólicos e Nutricionais