Início Geral Radiação ultravioleta chega a 12,8 em Santa Cruz

Radiação ultravioleta chega a 12,8 em Santa Cruz

Cristiano Silva
[email protected]

Divulgação/RJ

Índice de raios UV, que acima de 8 podem provocar
câncer de pele, segue alto no município

As altas temperaturas do verão provocam ótimos momentos em praias ou balneários, em um divertimento característico da época dentro do nosso país tropical. A temporada é marcada pelos dias de forte sol e, por esta razão, cuidados com o sol, por conta da maior incidência dos raios ultravioletas, se fazem necessários para que os veranistas não tenham problemas de saúde em virtude dos abusos em horários pouco recomendados.
De acordo com o professor de Agrometeorologia e Coordenador da Estação Meteorológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Marcelino Hoppe, o mês de janeiro segue dentro da normalidade com o forte calor. “Até hoje, a temperatura mínima no mês de janeiro ocorreu no dia 4 com 17,3°C e a temperatura máxima ocorreu no dia 7 com 36,2°C. Vale destacar a alta radiação ultravioleta com índice de 12,8 no dia 16 e 12,7 no dia 17 ocorridas ao meio-dia solar. Em Santa Cruz do Sul, no horário de verão, o meio-dia solar acontece um pouco antes das 13h30min. Estes valores estão bem acima das radiações ultravioleta ocorridas no verão de 2011/12 com índices máximos variando entre 6,5 e 7,0 e abaixo dos valores de janeiro de 2004 e no verão de 2012/13 que superaram o índice de 14. Em 2 de janeiro de 2013 às 13h30 ocorreu o maior índice de radiação ultravioleta desde o início das medições, que atingiu 15,6” ressalta Marcelino.

CUIDADOS

Rolf Steinhaus

Protetor solar é regra para aproveitar o sol
com responsabilidade nas praias ou balneários

O professor da Unisc ainda revela a periculosidade deste índice de radiação: “Valores de radiação ultravioleta acima de 8 são perigosos, pois podem provocar o surgimento de câncer de pele com a exposição prolongada, principalmente para pessoas de pele clara. Esses índices podem ocorrer no verão a partir das 11h30 até as 16h30 em dias ensolarados. Até as 11h e após as 17h, no horário de verão, os índices de radiação ultravioleta estão abaixo de 6 apresentando menor risco e permitindo aproveitar o sol de verão” destaca Hoppe.
Nesta época do ano, o uso do protetor solar é regra básica. Chapéus, bonés, e óculos de sol também ajudam na proteção. Se cuidando e evitando problemas de saúde indesejáveis, o aproveitamento do verão se torna mais divertido e inesquecível aos veranistas, seja na praia, cidade ou interior. Aproveite o verão com responsabilidade!

Rolf Steinhaus

Altas temperaturas fazem população buscar alternativas para driblar o calor