Início Especiais Santa Cruz: fomentando o desenvolvimento no campo

Santa Cruz: fomentando o desenvolvimento no campo

Com uma estrutura fundiária que abrange mais de quatro mil propriedades rurais, Santa Cruz do Sul caminha, mesmo que a passos lentos, para um crescimento na área da agricultura. Existe, hoje, uma série de projetos e programas que fomentam a atividade no meio rural e dão amparo e assistência técnica aos produtores para fortalecer suas culturas e incentivar o cultivo de novas.
Segundo o engenheiro agrônomo Clero Luis Ghisleni, diretor de Assuntos Comunitários Rurais da Secretaria Municipal de Agricultura (SMA), a grande maioria das propriedades do interior do município são consideradas de pequeno porte (possuem, em média, 12 hectares cada) e, todas elas, também produzem para seu próprio sustento.
 
Cenário atual
 
Segundo Clero Luis Ghisleni, o governo municipal está em constante busca de projetos e programas que visem atender à demanda do município. “Ao longo dos anos as dificuldades foram aumentando e os governos não foram repondo equipamentos, ou seja, temos muita demanda, mas estamos trabalhando, nos reestruturarmos em todos os aspectos para que essas necessidades sejam sanadas o mais rápido possível”, garante.
Dentre os principais problemas, estão a falta de maquinários e as dificuldades nos acessos às propriedades. “Os produtores dependem da Secretaria para manter os acessos às lavouras e as estradas em condições, porém nós ainda não temos tratores e máquinas suficientes. O Executivo já está trabalhando para que esta lacuna seja preenchida, prova disso é a reativação da Patrulha Rural, que logo voltará a funcionar”, sublinha Ghisleni.
 
Visão positiva
 
Ghisleni, diretor de Assuntos Comunitários Rurais da SMA, analisa a agricultura em Santa Cruz do Sul hoje com boas perspectivas. “Observa-se que os produtores têm interesse em permanecer no campo e querem qualificar sua produção. Com a diversificação que vem acontecendo e a incrementação que estamos constantemente buscando, acreditamos que a tendência é esta”, avalia. Para ele, neste processo é fundamental que os governos estejam alinhados e ofereçam políticas públicas sérias e transparentes para dar garantias aos agricultores.
 
Produção de leite
 
Um dos incentivos da SMA é quanto à produção leiteira no município. Estão sendo realizadas diversas palestras, em parceria com a Emater, com os mais de 900 produtores locais com o objetivo de oferecer suporte e incrementar a produção. “Hoje esses produtores comercializam de forma integrada com as empresas da região. Queremos que eles ampliem suas receitas e aumentem com qualidade sua produção”, informa o engenheiro. Em até três anos, com a melhoria nas instalações sanitárias, acessos e toda infraestrutura que será gradativamente oferecida, o Executivo pretende triplicar a produção de leite em Santa Cruz do Sul.
DIVULGAÇÃO RJ

Produção leiteira em Santa Cruz pode ser triplicada nos próximos três anos

Piscicultura
 
Em Santa Cruz do Sul hoje, de acordo com Clero Luis Ghisleni, a piscicultura está em forte desenvolvimento. Ele ressalta que existe um grande número de produtores que busca incentivo para iniciar a produção de peixes. “Queremos aumentar em 10 vezes a produção no município e para isso estamos adquirindo máquinas e buscando técnicos para darmos condições para os produtores produzirem”, frisa. 
Atualmente, o município produz 70 a 80 toneladas de peixe que é vendido uma vez por ano nas Feiras, no entanto, conforme Ghisleni, há, sem sombra de dúvida, mercado para muito mais. “Através do Ministério da Pesca, será liberado para o município dois maquinários, uma draga e um trator-esteira, indispensáveis para essa cultura. Assim, poderemos ampliar ainda mais a produção. Queremos implementar uma agroindústria e um abatedouro”, destaca.
 
DIVULGAÇÃO/RJ

Município pretende melhorar as condições de infraestrutura 
para ampliar a produção de peixe no município