Início Geral Temporal causa estragos no interior

Temporal causa estragos no interior

Cristiano Silva
[email protected]

Rolf Steinhaus

Rápido temporal provocou estragos em Santa Cruz na última semana

Santa Cruz do Sul foi atingida, durante a última quarta-feira, 15 de janeiro, por um rápido temporal com forte chuva em pouco tempo e rajadas de vento que deixaram alguns rastros de destruição, tanto na área urbana como no interior do município.
Para o professor de Agrometeorologia e coordenador da Estação Meteorológica da Universidade de Santa Cruz do Sul, Marcelino Hoppe, esses temporais são típicos do verão. “A evaporação ao longo do dia provoca a formação de nuvens, ocorrendo a precipitação geralmente no final da tarde. Em alguns casos ocorre a formação de nuvens do tipo ‘Cumulus Nimbus’, que é a nuvem responsável pela precipitação de granizo e ocorrência de raios e trovões. São chuvas rápidas, muito localizadas, podendo chover em um ponto da cidade e não chover em outro”, enfatiza Hoppe, retratando o ocorrido de semana passada em Santa Cruz, quando bairros da zona sul sofreram com a chuva e o vento, e o centro e zona norte não.

OCORRÊNCIAS

Cristiano Silva

Poste tombou no bairro Arroio Grande na semana
passada em decorrência do rápido temporal

Segundo o Tenente Barbosa da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, na cidade houve poucos casos, diferente do interior, onde apresentou mais danos. “Aqui em Santa Cruz houve 3 ocorrências mais graves. Um destelhamento no bairro Bom Jesus, uma árvore que caiu em uma residência e um poste que tombou no bairro Arroio Grande” ressaltou o Tenente, que revelou serem no interior de Santa Cruz os maiores danos: “No sub-distrito de Monte Alverne tivemos mais problemas. Choveu 153 mm em 45 minutos. Pra ter uma ideia, essa mesma precipitação causou estragos em Santa Cruz há pouquíssimos meses em um tempo de duas horas. Essa quantidade de chuva seria para uma precipitação de no mínimo cinco horas e em Monte Alverne ocorreu em 45 minutos. Isso causou enxurradas com a água invadindo galpões, arrastando madeiras, cascalho e carroças. No final das contas, o dano público foi maior que o privado, pois estragou muitas estradas e pontes. Conversando com o sub-prefeito de Monte Alverne, vamos tomar as ações necessárias” revelou Barbosa.
A previsão para Santa Cruz do Sul nas próximas semanas é de sol, podendo ocorrer uma chuva mais forte na próxima sexta-feira, 24 de janeiro.

Rolf Steinhaus

Temporal ocorrido no início de dezembro de 2013 provocou alagamentos em Santa Cruz