Início Colunas Tempos estranhos

Tempos estranhos

Estamos confusos e apavorados diante do quadro pandêmico que estamos vivendo. Jamais, em tempo algum, iniciamos um dia tão desorientados como agora. Confinados em nossas casas, sem chance de sair, com medo da própria sombra. A vacina nos traz alguma esperança, mas sem garantia total de uma nova vida. Quem teve uma doença grave precisa de um longo tempo para recuperar minimamente a fé na vida.

Planeta paralisado! Eis o quadro que vivemos. Em todos os recantos do mundo, a mesma coisa: as pessoas trancafiadas em suas casas, sem poderem se encontrar.

Quadro sem similar na história da humanidade! Precisamos reencontrar o caminho da esperança, a luz que possa iluminar nosso caminho na escuridão.

Esta tarefa só cabe dentro de uma utopia, que é um conjunto de sonhos que forjam as energias em busca da superação de grandes desafios. Pensar no problema que a Covid trouxe para a humanidade é imensurável, sem condições de dimensioná-lo.

Estamos em meio às ondas gigantescas de um tsunami, açoitados por todos os lados, sendo tragados por ondas enormes, com tudo desabando ao nosso redor. Esta imagem parece perfeita para descrever o cenário que estamos vivendo, com os números caóticos dos hospitais e o quadro assustador das emergências médicas.

A pior situação que poderíamos imaginar é a que estamos vivendo. As cepas do vírus se fortalecendo à medida que o tempo passa, com vacinas avançando muito devagar em relação ao avanço avassalador da doença.

Todos temos medo diante da gravidade do quadro pandêmico. Parece que perdemos a esperança de vencermos a doença e reconquistarmos a fé na vida. Mas o remédio para essa enfermidade está na ação individual dos homens. Cabe a cada um de nós fazer a sua parte, para curarmos o mundo o mais rápido possível!