Início Saúde Tratamento da gripe: Saúde envia carta a mais de 25 mil médicos

Tratamento da gripe: Saúde envia carta a mais de 25 mil médicos

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou na última semana o envio de mais de 25 mil correspondências a médicos de todo o Estado com recomendações sobre o tratamento de casos de gripe. O texto, assinado pelo secretário Ciro Simoni, pede o comprometimento da comunidade médica no enfrentamento à doença, destacando a importância da prescrição do antiviral em casos de síndrome gripal e em tempo oportuno.
O material que os médicos receberão em casa destaca que é preciso total atenção aos sinais de febre e tosse ou dor de garganta acompanhados de, pelo menos, um dos seguintes sintomas: dores no corpo ou nas articulações ou de cabeça. Nesses casos, é recomendado a prescrição do antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu. Em crianças menores de seis meses, o medicamento é indicado para casos de febre acompanhada de um sintoma respiratório.
As investigações dos óbitos em decorrência da Influenza A (H1N1) em 2012 apontaram que grande parte deles não iniciaram o tratamento oportunamente, ou seja, dentro do prazo de até 48 horas após o início dos sintomas. “Por isso, escrevo a você não somente como secretário de Estado, mas principalmente na condição de médico, para reforçar a importância do tratamento precoce contra a gripe, o que garante maior eficácia do medicamento e reduz as chances de agravamento do quadro clínico”, diz a carta assinada por Ciro.
O medicamento é distribuído gratuitamente e está disponível em farmácias municipais, pronto atendimentos, hospitais e outros serviços. Ele pode ser obtido por qualquer pessoas com a receita médica, mesmo que ela tenha sido atendida na rede privada.
No momento o Estado possui em estoque cerca de 190 mil tratamentos (cada um composto por uma caixa com dez cápsulas). A quantidade é superior a ofertada ano passado, quando foram distribuídos aproximadamente 180 mil tratamentos, e se for necessário pode ser solicitado ao Ministério da Saúde uma complementação.

Vacinação
A campanha nacional de vacinação contra a gripe ocorre neste ano de 15 a 26 de abril, com o sábado (dia 20) sendo a data de mobilização, o chamado “Dia D”, com a abertura extraordinária dos postos de imunizações. Ao todo, o RS receberá em torno de 3,185 milhões de doses da vacina. Ela aumenta a proteção contra três tipos de vírus de gripe (dois deles chamados de Influenza A, incluindo o H1N1, e uma cepa da Influenza B).
O público-alvo da campanha são as pessoas acima dos 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de 2 anos, gestantes (e mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes do início da campanha), portadores de doenças crônicas que tenham recomendação médica para a imunização, profissionais da saúde e indígenas aldeados.

Prevenção
A chamada etiqueta da gripe é uma medida simples porém importante para evitar a disseminação na doença. Entre os cuidados que se destacam está a proteção da boca e nariz ao tossir e espirrar, cobrindo-a preferencialmente com a dobra do cotovelo, evitando o uso das mãos.
O vírus ao ser expelido pode depositar-se em alguma superfície onde ainda sobrevive por um período de tempo. Caso uma pessoa venha a ter contato com essa área e depois toque olhos ou a boca pode vir a contaminar-se. Também ressalta-se a importância em lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool em gel, assim como evitar locais com aglomeração de pessoas (escola, transporte público, centros comerciais, entre outros) se estiver com os sintomas.