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Turismo: pesquisa coloca município acima da média estadual

Everson Boeck
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O auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura será o palco hoje, às 14 horas, da apresentação do Relatório Final do Estudo de Competitividade da área de turismo de Santa Cruz do Sul. Promovido pela Secretaria Estadual de Turismo em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, o evento revelará dados que medem o desenvolvimento do município na área turística em seus mais variados âmbitos, pesquisados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Participando pela segunda vez da pesquisa – a primeira foi em 2012 – Santa Cruz está colocada, inclusive, acima da média estadual, com uma pontuação de 59,5 contra 56,8 do Estado. Dos cinco níveis de classificação, o município está em terceiro colocado. Além disso, nos itens analisados na pesquisa, o melhor desempenho é em Infraestrutura Geral com uma pontuação de 81,8.
A assessora administrativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, Silvani Janisse Frantz, explica que os índices, informações e diagnósticos são mais uma ferramenta voltada à manutenção e ao melhoramento dos itens em segmentos do universo de Santa Cruzdo Sul. “Este estudo nos dá um raio X de como estamos e como podemos melhorar. Cada item analisado vale pontos que vão somando até fechar a média estadual. Temos apresentado bons resultados”, sinaliza. Esta é a segunda vez que o município participa da iniciativa. Na primeira, em 2012, Santa Cruz do Sul registou, na média estadual, 52,6 pontos e, em 2013, 59,5 pontos – um crescimento de 6,9 pontos.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato, adianta que, dos 13 indicados analisados pela equipe da FGV, alguns precisam ser melhorados. “Nós crescemos mas não regredimos, tivemos indicadores que se mantiveram e outros que evoluíram. Assim como precisamos crescer no aspecto Monitoramento (que registrou pontuação de 24,3), também precisamos investir em Marketing e Promoção do Destino (44,3), que foram os números mais baixos”, conclui.
Em Santa Cruz do Sul a pesquisa para elaboração do Relatório foi realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2013, período em que foram entrevistados diversos representantes dos setores público e privado, associações de classe, entre outros, para coletar os dados que compõem o índice de competitividade do destino. “Estamos nos estruturando, dentro das nossas disponibilidades financeiras, para melhorarmos em todos os aspectos”, garante Cechinato.

Everson Boeck

Pontos turísticos de Santa Cruz, como o Parque da Gruta dos Índios,
receberão mais atenção da Administração Municipal

Entenda o que é o Relatório

A Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RS) lançou o Plano Diretor do Turismo do Rio Grande do Sul 2012 – 2015, de acordo com a linha estratégica do governo de realizar um projeto de mudança capaz derecuperar a capacidade do Estado de investir e garantir a equidade social. Na busca de respostas que levem a resultados competitivos para o mercado turístico, a Setur/RS atua sobre o primeiro desafio do Plano Diretor do Turismo, que é o Fortalecimento da Gestão do Turismo no Estado, implantando o sistema de monitoramento e avaliação das ações e metas do plano para o qual faz parte o Estudo de Competitividade do Turismo.
O Índice de Competitividade que resulta desse estudo traz informações atualizadas sobre infraestrutura, transportes, acesso, equipamentos e serviços turísticos, marketing, sustentabilidade, e demais elementos que nos permitem conhecer a conjuntura de municípios, permitindo a análise de 13 dimensões que demonstram a noção de eficiência, focada em recursos presentes nos destinos turísticos avaliados em 2013.
Para realizar este estudo, pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aplicaram nos destinos (municípios de referência na área turística) um questionário abrangendo as 13 dimensões – Infraestrutura geral, Acesso, Serviços eequipamentos turísticos, Atrativos turísticos, Marketing e promoção do destino, Políticas públicas, Cooperação regional, Monitoramento, Economia local, Capacidade empresarial, Aspectos sociais, Aspectos ambientais e Aspectos culturais. As 13 dimensões questionadas compõem o Índice de Competitividade do destino, ou seja, mensuram a capacidade crescente de um destino de gerar negócios nas atividades relacionadas com o setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva.