Início Geral Várzea e área central | Em Brasília, prefeita Helena reforça projetos para...

Várzea e área central | Em Brasília, prefeita Helena reforça projetos para acabar com enchentes

Objetivo é resolver os problemas crônicos de inundações e enchentes nas cheias do Rio Pardinho e Arroio Lajeado

Ações propostas são baseadas em estudos realizados pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e pelo Serviço Geológico do Brasil – SGB (antiga CPRM)
Lanna Silveira/Divulgação

Dando sequência às agendas em Brasília, na terça-feira, 05, a prefeita Helena Hermany reforçou importantes projetos que prometem acabar com os alagamentos na Várzea e também na área central de Santa Cruz do Sul. Acompanhada do deputado federal Heitor Schuch e do secretário municipal da Saúde, Fabiano Dupont, Helena esteve reunida com o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério do Planejamento e Orçamento, Paulo Eduardo Nunes de Moura Rocha.

O Poder Executivo, por meio das secretarias de Planejamento e Governança e de Obras e Infraestrutura, inscreveu dois projetos no PAC Seleções, no valor total de R$ 261 milhões, com o objetivo de resolver os problemas crônicos de inundações e enchentes nas cheias do Rio Pardinho e Arroio Lajeado, que atingem a região da Várzea, e na microbacia dos bairros Centro e Santo Inácio.

As ações propostas são baseadas em estudos realizados pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e pelo Serviço Geológico do Brasil – SGB (antiga CPRM), e incluem sistema de monitoramento de cheias, sinalização e demarcação de cotas de cheias, hidrojateamento e limpeza do sistema de drenagem, desassoreamento, canalização e estabilização dos cursos d’água e construção de reservatórios de amortecimento de cheias.

A prefeita Helena Hermany destaca que os recursos seriam a fundo perdido, sem necessidade de pagamento de valores pelo Município. “Pedimos uma atenção especial a estes dois projetos, que resolverão problemas históricos da nossa cidade, trazendo alívio e segurança para milhares de famílias que moram nas áreas citadas”.