Início Geral Aposentados: Classe foi lembrada nesta sexta-feira

Aposentados: Classe foi lembrada nesta sexta-feira

Diego Dettenborn – [email protected]
 
 
Eles já passaram pela maior parte das fases da vida. Passaram pela primeira, pela segunda e agora estão na terceira idade, ou “melhor idade”, como é conhecido este período nacionalmente. Os aposentados, que em Santa Cruz ultrapassam a casa dos 20 mil, comemoraram o seu dia nesta sexta-feira, 24 de janeiro. 
O 24 de janeiro foi escolhido Dia do Aposentado porque nesta data, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, criando a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas de estrada de ferro existentes. É o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal. Antes da assinatura, aconteceram fatos importantes (embora pontuais), como primeiro ato que concedeu o direito à aposentadoria aos empregados dos Correios, em 23 de março de 1888. A partir daí, sucessivas leis e decretos foram editados, mas sempre atendendo a setores específicos. Por isso, a data que representa a luta geral dos trabalhadores ficou marcada pela Lei Eloy Chaves.
Em solo santa-cruzense segundo Germano Fernando Kelber, presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul (Apopesc), estima-se que o número de aposentados ultrapasse os 20 mil. Ainda segundo Kelber, a classe não tem muito o que comemorar. “A gente sempre espera um salário digno que compense pelo menos o mesmo índice de salário mínimo e isso não aconteceu novamente. É uma defasagem anual que estamos tendo no nosso benefício. Isso gera que num futuro bem próximo a gente possa ficar no nível do salário mínimo”.
Apesar de pesquisas recentemente realizadas pelo IBGE apontarem aumento na expectativa de vida dos brasileiros, Germano destaca que hoje em dia é complicado o aposentado conseguir ter qualidade de vida. “O aposentado hoje em dia não pode parar de trabalhar, ele deve ter uma atividade, pois o benefício dele não suporta mais o gasto que ele tem durante o mês. Fatalmente ele terá que ter uma nova atividade. A dificuldade é muito grande até para conseguir trabalho. Os empregadores analisam da seguinte maneira: O aposentado já recebe benefício, então eles dão chance para novos funcionários.” E conclui. “O aposentado de modo geral é colocado de lado. Pelo número de aposentados no nosso país, nós poderíamos eleger um presidente. Uma pena que essa união não exista.”
 
Histórico
 
O dia 24 de julho de 1982 foi uma data muito importante para os aposentados e pensionistas de Santa Cruz do Sul. Neste dia um grupo de santa-cruzenses, sob coordenação do fundador Dorval Knak, então presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fumo e Alimentação (Stifa), se reuniu e surgiu a ideia de fundar uma entidade com o propósito de defender os interesses de duas classes que lutam para conquistar seus direitos. A partir daí, foi discutido e elaborado um projeto estatutário e definida a data da primeira assembleia, no dia 1º de outubro de 1982, data da fundação da Apopesc. Desde 20 de novembro de 1984 está filiada à Fetapergs e a Cobap. O objetivo maior da associação, além de desenvolver atividades e ações em defesa de necessidades e direitos, é promover o congraçamento com vista à melhoria da qualidade de vida de aposentados e pensionistas.