Início Polícia BM tem superávit de 179,5% prisões em outubro

BM tem superávit de 179,5% prisões em outubro

Jéssica Ferreira
[email protected]

Divulgação/RJ

BM prevê um final de ano tranqüilo devido aos índices de diminuição

Na tarde da última quinta-feira, 12 de novembro, o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) informou os índices de criminalidade referentes ao mês de outubro. No ato foi ressaltada a diminuição dos indicadores em relação aos crimes de furto qualificado, roubos, furto de veículos e homicídio, e que esse resultado é fruto das atividades de prevenção e repressão realizadas pela Brigada Militar através de seus projetos sociais, atividade de inteligência policial, Pelotão de Operações Especiais (POE) e policiamento ostensivo. Além disso, foidivulgado também o aumento crescente de apreensões de armas de fogo,e do número de prisões durante operações que vêm sendo realizadas de longo prazo, englobadas no plano de segurança regional.

De uma forma geral, os índices em queda que foram verificados são referentesa delitos como furtos de veículos e furtos em geral. Apenas em outubro, foramrealizadas 149 prisõesem Santa Cruz do Sul, entre elas, 47 flagrantes. Portanto, em relação ao mês de setembro, que obteve 79 prisões, houve um superávit de 179,5%. Segundo o comando, isto é resultado das atividades de prevenção e repressão realizadas pela Brigada Militar que atualmente tem trabalhado com 55% a menos do efetivo.

Conforme o Major Paulo Fernando Soares do Nascimento, Comandante do 23ª BPM – a avaliação geral sobre os indicadores de criminalidade neste mês de outubro é positiva. “Hoje nós temos um déficit de efetivos de 75% na área do batalhão e em Santa Cruz do Sul, um déficit de 55%, então, embora os números de 2015 sejam um pouco maiores do que em 2014, podemos sim comemorar, porque mesmo com pouco efetivo – após serem motivados e orientados – eles conseguiram mostrar para nossa sociedade que são realmente profissionais diferenciados, pois atenderam a todos os chamamentos, foram para a rua e provaram que o que melhor sabem fazer é a prevenção ao delito”, afirmou.

Para o comandante do CRPO, tenente-coronel Valmir José dos Reis o resultado também é positivo. Ele salienta que o período de “tumultos” que atingiu todo o Estado já passou – e isso é decorrente a muito trabalho e planejamento de articulação da Brigada Militar nos municípios. “Após essa turbulência toda, teremos um final de ano mais tranqüilo pela região. Sem contar que, até mesmo a população já notou isso e a situação vai seguir melhorando, com mais segurança em nossas ruas”, disse.

Em relação aos númerosde todo o Vale do Rio Pardo, a queda dos índices nos crimes de roubo, por exemplo, foi de 28,3% em relação ao mês anterior e queda de 26,3% nos crimes de furto qualificado referentes ao mesmo período do ano de 2014. Os indicadores em referência ao furto de veículosdiminuiu44,44% em relação ao mês anterior; já nos homicídios houve um decréscimo de 40% com relação ao mês de referência em 2014. Além disso, obteve-se um aumento de 115,38% na apreensão de arma de fogo, bem como aumento de 37,32% no número de prisões em relação ao mês anterior até o momento.

Santa Cruz do Sul, por sua vez, foi um dos municípios onde as atividades policiais mais tiveram resultados, isto porque segundo Reis, os furtos de veículos diminuíram 61% e os assaltos 51% em comparação ao mês de setembro. Ainda segundo ele, a situação tende a melhorar, pois dentro das apreensões ocorreram algumas de grande importância que contribuem diretamente para a diminuição dos indicadores negativos. 

Os índices são apresentados e discutidos todos os meses pelos Comandantes de todos os municípios que compõem o CRPO/VRP, a fim de proporcionar a constante adequação do Plano de Segurança para as necessidades de cada localidade.