Início Geral Nutrição Unisc: 15 anos com foco na segurança alimentar

Nutrição Unisc: 15 anos com foco na segurança alimentar

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com o intuito de expandir os cursos da área de saúde e considerando a importância do nutricionista nos contextos social e de saúde do país, criou o Curso de Nutrição, no Campus da Unisc através do decreto no. 1.845, de 28 de março de 1996.
O projeto pedagógico foi pensado e elaborado por nutricionistas, representantes de diversos Departamentos e pela Pró-Reitoria de Graduação, a partir de pesquisa junto à categoria de profissionais nutricionistas, prefeituras, através de seus secretários de educação, saúde e/ou assuntos comunitários, hospitais, indústrias/empresas, restaurantes e hotéis, mercado de absorção do profissional nutricionista da região de influência da Unisc. Depois de inúmeros encontros de discussão e elaboração do projeto, este teve início no 1º semestre de 1999.
Devido a complexidade do cenário, que se apresenta de forma tão dinâmica na sociedade brasileira e na região, exige, também, profissionais de saúde que saibam trabalhar e produzir o conhecimento de forma interdisciplinar, contribuindo tanto para o avanço da ciência como para a construção de um Sistema de Saúde resolutivo, comprometido sobretudo com a promoção da saúde e com a garantia de uma assistência de qualidade.
A construção do perfil profissional foi baseada no conjunto das competências necessárias para a formação de um profissional flexível que acompanhe, de forma sistemática e crítica, os permanentes desafios tecnológicos e as mudanças ocorridas na sociedade e no mundo do trabalho. Um profissional que anteveja essas mudanças, e ocupe e amplie espaços, considerando e incorporando princípios humanísticos que valorizem a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
“Durante os 15 anos de existência o Curso de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul esta inserido na comunidade realizando ações de promoção da saúde e alimentação saudável. Para tanto busca continuamente aprimorar as práticas necessárias à formação do nutricionista. O curso já formou 341 bacharéis em Nutrição e possui atualmente 179 alunos em formação”, explica a Coordenadora do Curso de Nutrição, Bianca Inês Etges.

ATIVIDADES

O curso atua em vários locais. Em cada espaço desenvolve atividades relacionadas às áreas da atuação da Nutrição. Dispõe da Clínica Escola de Nutrição – Serviço Integrado de Saúde (SIS Unisc), no ano de 2013 foram realizadas 665 consultas individuais. Estágio Curricular obrigatório em Saúde Coletiva; Estágio Curricular obrigatório em Alimentação Coletiva; Estágio Curricular de Nutrição no Ambiente Escolar e Estágio Curricular de Nutrição Clínica.
“ Além dos estágios obrigatórios existem os estágios não obrigatórios remunerados, em que empresas, prefeituras, supermercados, hospitais, entre outros contam com estagiários do Curso de Nutrição. Esses estágios são um excelente campo de aprendizado para os alunos e uma ótima oportunidade para as empresas que querem investir na qualificação de profissionais. Muitas vezes esse acadêmico, ao concluir o curso é absorvido pela empresa em que realizou o estágio”, frisa a Coordenadora.

CONCLUSÃO DE CURSO

“Ao final do curso os alunos elaboram um projeto de pesquisa. Entre estas pesquisas muitas vezes utilizam dados dos locais de estágio e procuram responder problemas que surgiram ao longo do curso ou estágio, procurando sempre melhorar os serviços prestados à comunidade. Também ocorrem os estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios remunerados em outros municípios, sempre buscando a atuação do acadêmico em seu município de origem”, explica.
Desde sua criação, o Curso de Nutrição tem passado por várias transformações e alterações no seu Projeto Pedagógico preconizando maior integração entre o mundo do ensino e o do trabalho, ênfase na formação generalista, trabalho multiprofissional, diversificação dos cenários de prática e a adoção de metodologias ativas de aprendizagem, pois o nutricionista, enquanto profissional da área da saúde, deverá estar apto a atuar em seu campo de trabalho no enfrentamento de questões que emergem do mundo contemporâneo, buscando contribuir para as transformações sociais necessárias.
No contexto da alimentação e nutrição, vivencia-se o processo de transição alimentar e nutricional, as evoluções tecnológicas, a exemplo da biotecnologia; o conceito de segurança alimentar, que reafirma a alimentação como direito humano básico; a valorização da importância da alimentação para a saúde, dentre outros aspectos. Esses fatores têm provocado o surgimento de novas áreas e formas de atuação para o Nutricionista.  “O Curso de Nutrição, promovendo educação, através da formação e aperfeiçoamento de profissionais, também está sintonizado com as transformações da sociedade, tendências mercadológicas , avanços científicos e tecnológicos.”
Dessa forma, em maio de 2004, iniciou-se do Curso de Especialização em Nutrição Clínica, Ênfase nas Doenças Crônico-Não-Transmissíveis. “Isto prova que os compromissos acadêmicos incluem a busca permanente de maior qualidade no ensino de Graduação e Pós-Graduação, com expansão de cursos, observando-se a competência instalada, demanda e coerência com áreas de atuação do nutricionista.” Em 2008 foi ofertada a 2ª edição do Curso de Especialização em Nutrição Clínica, Ênfase nas Doenças Crônico-Não-Transmissíveis.  Em 2013 este foi reformulado e ofertado com o nome de Especialização em Nutrição Clínica com Ênfase nas Doenças Crônicas e na Obesidade, em sua primeira edição.
O Curso de Nutrição tem relação com o stricto sensu da instituição: Promoção de Saúde (mestrado). Nesta perspectiva, os estudantes da graduação têm a possibilidade de atuarem em grupos de pesquisa dos referidos programas de pós-graduação, participando de diferentes atividades dos mesmos. Na relação com os egressos, além de conhecer os locais de atuação profissional, o curso procura acompanhar a inserção profissional do egresso, mantendo vínculos de responsabilidade com sua formação continuada.

Divulgação/RJ

No decorrer do aprendizado o Curso de Nutrição busca continuamente aprimorar as práticas necessárias à formação do nutricionista

Corpo docente no Curso de Nutrição

– Bianca Inês Etges – Mestre em Desenvolvimento Regional Área de concentração Econômico-Organizacional pela Unisc
– Camila Pereira Schreiner – Mestrado em Promoção da Saúde – Área de concentração: Promoção da Saúde, pela Unisc
– Fabiana Assmann Poll – Mestre em Ciências Medicas: Pediatria Ufrgs
– Francisca Maria Assmann Wichmann – Doutora em Desenvolvimento Regional, Área de concentração: Desenvolvimento Regional, pela Unisc
– Luciano Lepper – Mestre em Desenvolvimento Regional Área de Concentração:
Desenvolvimento Regional pela Unisc
– Isabel Pommerehn Vitiello – Mestre em Engenharia Área de Concentração: Gerencia de Serviços pela Ufrgs
– Silvia Isabel Rech Franke – Doutora em Ciências pela Ufrgs

Expediente:
Textos: Ana Souza
Edição: Nelson Treglia
Diagramação e arte de capa: Richard Maas