Início Polícia PM Mirim inicia as atividades

PM Mirim inicia as atividades

Divulgação/BM

Atividades acontecem junto à sede do CRAS Beatriz Frantz Jungblut

Na manhã da última quarta-feira, 13 de maio, o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Rio Pardo, através do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizou a aula inaugural do Pelotão Mirim do Bairro Santa Vitória. A exemplo do que já vinha acontecendo no bairro Bom Jesus desde 2012, o projeto do bairro foi enraizado junto à instalação do Núcleo de Polícia Comunitária do Bairro e contou com o apoio do Executivo Municipal.
A partir de agora, as atividades do projeto serão realizadas nas segundas e quartas-feiras, das 8h às 11 horas, junto à sede do Centro de Referência de Assistência Social Beatriz Frantz Jungblut (CRAS) e sempre no turno inverso das aulas na escola. Serão formadas, no total, 30 crianças moradoras do bairro.
A equipe do programa no Santa Vitória, é formada pela sargento Édina Elena Moreira, pedagoga de formação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e pelo sargento Alexandre Lopes Farias, Policial Comunitário e residente do bairro. Já a coordenação do programa é de responsabilidade do capitão Hélcio Gaira, formado em Ciências Jurídicas e Sociais Unisc.
Além dessa atividade, desde o início de 2015, o bairro Santa Vitória vem recebendo o Território de Paz e a Operação Convivência em Harmonia de Santa Cruz do Sul. O projeto é voltado para locais de vulnerabilidade social considerada, e objetiva aproximar a polícia da comunidade.

Histórico de bons resultados

De acordo com informações divulgadas pelo CRPO, nos três anos de atuação o Pelotão Mirim do Bairro Bom Jesus atendeu um público de 100 crianças ao ano e todas elas apresentaram reflexão sobre a sua realidade de vida e possíveis mudanças, a partir das ações cotidianas. Como resultado, os policiais constataram também melhoras significativas no desempenho escolar, espírito de equipe e nas relações interpessoais.
Tendo como base essas informações foi que o comando do 23º BPM resolveu  introduzir o projeto social, junto à comunidade do Bairro Santa Vitória e do Bairro Progresso. O principal objetivo é formar cidadãos cada vez mais conscientes iniciando o trabalho com aqueles que ainda estão em formação.