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Universo da literatura toma conta da Escola Bruno Agnes

Alyne Motta – [email protected]

Do dia 5 ao dia 9 de novembro, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Bruno Agnes viaja num mundo à parte, quando promove a IV Semana Literária e V Feira do Livro. O objetivo do evento é utilizar a leitura como fonte de prazer e informações, ampliando o repertório dos alunos.
A cada ano, um tema é escolhido pela direção e professores, e nesta edição o foco é o gênero textual – conto. O slogan afirma que “Ler transforma as nossas vidas”, e os professores estão engajados em tornar a frase realidade. Para tanto uma sequência de atividades toda especial foi preparada.

PROGRAMAÇÃO
A abertura acontece na segunda-feira, 5 de novembro, às 8h. Logo depois, às 8h30 acontece um sarau poético na Biblioteca José de Alencar. Os alunos da 7ª e 8ª séries realizam às 9h uma exposição de contos produzidos por eles e que integram um livro, editado em 2013.
A escritora e poeta Marli Silveira realiza às 10h15, no saguão, o encontro “O menino eterno” com os alunos da 7ª e 8ª séries. A peça teatral “Hermengarda perdeu a espingarda” é encenada em dois horários: às 11h, e às 16h, na Biblioteca, voltada aos alunos do 1º ao 5º ano. Às 14h também haverá contação de história.
Na terça-feira, 6 de novembro, as atividades iniciam às 9h, onde a professora Andréia Fanfa aborda com os alunos do 5º e 6º ano “Cultura, Literatura e Dança Afro”. Já às 10h15 o escritor José Alberto Wenzel conversa sobre “A mulher do saco” com alunos da 6ª, 7ª e 8ª séries.
Durante a parte da tarde, as atividades não param na escola. A biblioteca José de Alencar recebe mais uma edição do sarau poético, às 14h, com os alunos do 1º ao 5º ano. Uma oficina literária, com os alunos do 5º ano acontece às 16h, com a professora Giseli Barros.

A manhã da quarta-feira, 7 de novembro, será destinada a escritores. Às 8h, Walmor Santos aborda “Coração Passarinho – Contos”, e às 10h15 é a vez de Glauco Schneider encantar com “Às quatro e meia”. A peça teatral “História de um palhaço” será encenada às 14h, com a Cia de Teatro Trupe da Alegria.
O filósofo Rafael Ebert, da Escola Acrópole aborda, no dia 8 de novembro, “Tenho medo do Valentão – a vitimização do Bullying” em dois horários: às 8h e às 9h. Também com duas apresentações, às 8h e às 14h, acontece a encenação da peça “O homem do saco”. Às 10h15, o escritor e jornalista Ricardo Düren aborda “O caçador”.
O último dia de atividades, a sexta-feira, 9 de novembro, inicia às 8h, com o jornalista e escritor Luís Fernando Ferreira abordando “Algo Novo”. Já às 10h15 o encontro fica com o autor Cassionei Petry e os contos de “Arranhões e outras feridas”. A contação de histórias acontece às 9h e às 15h30. O encerramento é às 16h.

PROJETO DE LEITURA
A leitura e a produção de textos são tão importantes que incentivá-los é um compromisso que deve ser assumido por todos. Então, como podemos ajudar as crianças e jovens a ter acesso aos livros, tomar gosto pela leitura, desvendar o significado do texto escrito?
Tendo como base esta pergunta e o fato de como possibilitar que eles se tornem leitores e, dessa forma, tenham mais oportunidades de se transformar e transformar o mundo, além do trabalho que a escola já faz, a Bruno Agnes desenvolveu um projeto de leitura.
“A partir destes questionamentos, consideramos que é preciso, como em outros âmbitos do trabalho com as práticas da linguagem em geral, levar em conta alguns princípios”, comenta a equipe diretiva, que se baseia em conceitos voltados para os diversos segmentos.
A direção e coordenação buscam promover a formação constante dos docentes e estabelecer metas para todo o grupo. Os professores buscam ler diariamente para os alunos, bem como possibilitar o acesso a diferentes materiais e ações de estímulo ao comportamento leitor e realizar projetos didáticos de produção textual.
Os funcionários procuram ler diariamente e valorizar os espaços de leitura. Aos alunos cabe desenvolver o comportamento leitor e escritor para ampliar o repertório com vistas às produções escritas. Já aos pais, pede-se que participem de momentos de leitura com as crianças.